paroquias.org
 

Notícias






Conferência de Preparação da Solenidade do Corpo de Deus
2007-05-29 23:01:41

Realiza-se no próximo dia 30 de Maio, pelas 19h, no cinema São Jorge, a Conferência “Eucaristia, Sacramento da Caridade”, com D. Manuel Madureira Dias, anterior Bispo do Algarve, com a Presença de D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa. Em análise, o último documento do Papa Bento XVI, “Sacramentum Caritatis”.

O documento, emanado em Março deste ano, aponta a Eucaristia como fonte e ápice da vida e da missão da Igreja. É também neste documento que o longo e articulado itinerário da XI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos encontra o seu fruto mais maduro.

As exortações apostólicas pós-sinodais configuram, dentro do magistério pontifício, um "género literário" específico. É nelas que o Papa recolhe, confirma e aprofunda, com a sua autoridade, o que foi comunicado, debatido e aprovado durante o percurso sinodal, desde a proclamação da Assembleia até ao final dos trabalhos.

No texto da “Sacramentum Caritatis” sentem-se assim ressoar, de modo implícito ou explícito, os vários documentos que acompanharam os trabalhos sinodais.

A conferência de 30 de Maio em Lisboa é proposta para a melhor vivência das festas do Corpo de Deus de 2007. Para a iniciativa, estão convidados todos os cristãos da Cidade de Lisboa e arredores.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia