Papa tenta conter fuga de católicos
2007-05-09 23:12:50

Acto político, diplomático e de simpatia para com a América Latina, que o Sumo Pontífice classificou há dias como “o Continente da Esperança”, e gesto de particular carinho pelo maior país católico do Mundo, a visita que o Papa Bento XVI inicia hoje ao Brasil tem também um motivo prático da maior importância para a Igreja: tentar conter o êxodo de católicos para outras confissões, particularmente para as seitas evangélicas e pentecostais.

Entre 1940 e 1980, o número de católicos assumidos como tal no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, caiu apenas 6%, mas, nos 20 anos posteriores, entre 1980 e 2000, ou seja, em metade do tempo, a queda foi muito superior, de quase 10%. O Brasil, profundamente religioso, ainda é maioritariamente católico, com 73,8% dos seus habitantes a declarar-se como tal, mas em 1980, essa percentagem era de 83,3%.

Visitas ajudam
É também essa fuga que Bento XVI tenta conter com esta visita de cinco dias. Estudos do próprio Vaticano mostram que, após as visitas anteriores de um Papa ao país, cresceu significativamente o número de fiéis, tendo acontecido o mesmo com outro evento importante: a morte de João Paulo II. Bento XVI não tem com o Brasil a mesma ligação forte que o seu antecessor, mas isso não conta muito no que respeita à angariação de novos fiéis ou à recuperação de alguns dos que se tinham afastado. De acordo com estudos da Igreja local, os brasileiros vêem no Papa não o homem que exerce temporariamente o cargo máximo da Igreja, mas sim o personificador da sua espiritualidade e da esperança.

Chegada
Bento XVI hoje não tem compromissos oficiais, devendo seguir do aeroporto internacional de Cumbica, na área metropolitana de São Paulo, para o Mosteiro de São Bento, no centro histórico da cidade, no final da tarde, hora local, e, mais tarde, está prevista uma aparição numa das janelas, apenas para saudar a multidão. Mas amanhã, depois de se avistar com o presidente Lula da Silva, o Papa encontra-se com milhares de jovens católicos no Estádio do Pacaembu e na sexta-feira rezará missa na pista do aeroporto Campo de Marte. Bento XVI poderá falar abertamente na erosão do número de católicos e exortar os brasileiros a voltarem à Igreja Católica.

QUASE 10 MIL HOMENS
A operação de segurança montada para a visita do Papa Bento XVI é a maior acção do género já posta em prática no Brasil. O Sumo Pontífice vai ser protegido por quase dez mil homens dos três ramos das Forças Armadas, de todas as polícias federais e do estado de São Paulo, bombeiros e de guardas municipais. O Papa usará nas suas deslocações carros blindados, um Papamóvel blindado, escoltados por helicópteros e ‘caças’.

TUDO A POSTOS NO ESTÁDIO DE PACAEMBU
Amanhã o Papa Bento XVI tem um encontro com os jovens no estádio de Pacaembu. O palco foi construído em forma de uma enorme pomba branca, símbolo da paz. Mais de 3200 jornalistas de todo o Mundo estão credenciados para cobrir a visita.

O PAPA VISITA A MAIOR NAÇÃO CATÓLICA DO MUNDO

9 de Maio
Chega a S. Paulo; Visita parte histórica de S. Paulo; Fica hospedado no Mosteiro de S. Bento; Dirige-se à varanda do Mosteiro para saudar a população.

10 de Maio
Encontra-se com o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Encontro com jovens no estádio de Pacaembu. Espera-se a participação de 37 500 pessoas. Não há missa. Bento XVI vai discursar num palco com forma de pomba (símbolo da paz) com 90 metros de comprimento.

11 de Maio
Canoniza o primeiro santo brasileiro, António Galvão, durante uma missa a decorrer no aeródromo Campo de Marte. São esperados 1 milhão de fiéis.

12 de Maio
Visita o centro de reabilitação de toxicodependentes Quinta da Esperança em Guaratingueta.

13 de Maio
Abre Conferência do Episcopado Latino-Americano na localidade de Aparecida. Regressa a Roma.
Domingos Serrinha, S. Paulo, Correspondente

Fonte CM