paroquias.org
 

Notícias






Portugal: mudanças na Comissão da Liberdade Religiosa
2007-05-09 22:20:40

Está em elaboração uma cartografia das religiões em Portugal da responsabilidade da Universidade Católica. Este trabalho, que deverá estar concluído até ao final do ano, deverá ajudar a prever "em que sentido a Comissão de Liberdade Religiosa deve actuar", em especial no campo da "difusão e divulgação do seu trabalho".

Esta foi uma das questões abordadas na reunião que a CLR teve com o Ministro da Justiça Alberto Costa, com o objectivo de avaliar o trabalho realizado nos três anos de mandato, iniciado em 2004.

Especial destaque merececonversão das associações das comunidades religiosas e a sua inscrição no registo nacional de pessoas colectivas. Os 70 pareceres emitidos pela Comissão e a radicação das comunidades religiosas, a par da realização de dois colóquios sobre "A religião no Estado democrático" e "A religião fora dos templos", perfazem uma avaliação positiva.
José Menéres Pimentel, Presidente cessante da CLR, referiu à Agência Ecclesia que é necessário um "salto qualitativo" que se deve fazer para tentar levar "as religiões às universidades e apostar nas camadas jovens". Embora sem qualquer trabalho de investigação sobre o assunto, verificam um "afastamento da camada jovem da prática religiosa".

A dinamização exterior da Comissão deverá ser uma aposta futura. "É um trabalho difícil e contínuo", mas que deverá despertar um maior interesse nas pessoas pela religião.
Recorde-se que a Comissão da Liberdade Religiosa foi criada por despacho de 12 Fevereiro de 2004 da então ministra da Justiça, Celeste Cardona, em cumprimento da Lei da Liberdade Religiosa.

Além de José Menéres Pimentel, a actual Comissão incluiu José Eduardo Borges de Pinho e o Pe. Saturnino da Costa Gomes (ambos designados pela Conferência Episcopal Portuguesa), Abdul Karim Vakil (Comunidade Islâmica de Lisboa), Esther Mucznik (Comunidade Israelita de Lisboa) e Fernando Soares Loja (Aliança Evangélica Portuguesa). Além destes, contam-se ainda Ashok Hansraj (Comunidade Hindu de Lisboa), Eduardo Costa Ferreira (Universidade Católica), Bacelar de Gouveia (Universidade Nova) e Nazim Ahmad (Fundação Aga Khan).

Departamento de Informação da Ajuda à Igreja que Sofre (com Agência Ecclesia) - info@fundacao-ais.pt

Fonte AIS Notícias

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia