Igreja latino-americana na Internet
2007-04-28 00:23:24

A poucos dias do início da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e das Caraíbas, que decorre no Brasil a partir do próximo dia 13 de Maio, é importante conhecer a morada da Igreja Católica desta região, na Internet.

O espaço www.celam.info (versão portuguesa em www.br.celam.info) tem sido uma peça fundamental no processo de participação para a Conferência. Como já é tradição desde Puebla, estas iniciativas são precedidas por um processo em que todos são convidados a estudar os conteúdos das propostas iniciais e oferecer sugestões que são recolhidas nos documentos de trabalho que serão estudados pelos Bispos no momento da conferência.

Esta reunião magna da Igreja Católica na região foi decidida pelos presidentes e delegados das Conferências Episcopais da América Latina e o Caribe, em 2001, na XXVIII Assembleia Ordinária do CELAM. A proposta foi apresentada a João Paulo II, que a aprovou, e confirmada por Bento XVI, que estará presente no Brasil para a abertura do encontro.

A página apresenta galerias fotográficas, informação para os meios de comunicação social, fichas de inscrição, formulários de credenciamento para jornalistas e vários links para sites ligados à Igreja Católica.

Em www.celam.info, por outro lado, o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) oferece diariamente informações sobre a actividade das Igrejas nesta região, com especial destaque para todas as acções desenvolvidas na preparação desta V Conferência Geral.

A Igreja conta ainda, nesta região, com uma rede informática (www.riial.org), destinada a "difundir a Palavra de Deus e o ensinamento da Igreja através das novas tecnologias".

O projecto técnico da RIIAL procura soluções para a comunicações entre pessoas e instituições, na criação de bases de dados e de bases documentais.

A implementação do projecto nas dioceses tem como objectivo "ajudar a comunicar, através dos meios informáticos, no interior das Igrejas locais e para o seu exterior, facilitando o acesso a dados e documentos".