“Retiro dos Companheiros do Santíssimo Sacramento”
2007-04-27 23:59:04

Realizou-se nos dias 20,21 e 22 de Abril de 2007, na Casa Diocesana de Retiros do Turcifal, o 9º Retiro dos Companheiros do Santíssimo Sacramento, subordinado ao tema: “Família, a fidelidade nas diferenças”.
Estes encontros ocorrem anualmente e têm como objectivo a oração, a formação e a reflexão por parte dos participantes, em ambiente de recolhimento.

O tema acima referido insere-se na grande temática da Diocese de Beja.”A família, caminho da Igreja”.
Participaram, neste retiro, 42 Companheiros, pertencentes a três fraternidades, os Irmãozinhos de S. Francisco de Assis e o formador/orador Frei Luís Oliveira, doutorado em Psicologia da Direcção espiritual.
No primeiro dia, após o acolhimento, Frei Luís procedeu à introdução dos trabalhos, debatendo a questão: “Necessidade ou conveniência de um retiro?” finalizando com a oração da noite.
O dia 21 iniciou-se com um momento de louvor, seguido da primeira reflexão: “O Cristianismo, Religião de comunhão e fidelidade”, e à tarde a segunda reflexão: “Exigência de uma fidelidade” sob a orientação do mesmo orador.
À noite foi feita uma vigília de oração com a Exposição do Santíssimo, no âmbito da espiritualidade franciscana que caracteriza a comunidade.
No dia 22, teve lugar a terceira reflexão do retiro: “A Eucaristia: fonte de fidelidade na vida da família cristã”.
Seguiu-se a Eucaristia Dominical presidida por Frei Luís Oliveira, com a presença dos Diáconos, Ir. José Domingos e Ir. Domingos Bragadesto.
A avaliação foi considerada positiva pelos presentes, em todos os parâmetros atrás enumerados.

Fraternidade dos Companheiros do Santíssimo Sacramento