Beatificação Milhares de páginas para João Paulo II
2007-04-03 22:05:40

Não foram os quatro milhões que terão estado em Roma há dois anos, para assistir ao funeral de João Paulo II. Mas largos milhares de fiéis, contam as agências, concentraram-se ontem, dentro e fora da Basílica de João de Latrão, para assistir ao encerramento da primeira fase do processo de beatificação do anterior Papa.

Para os que lá estavam - tal como há dois anos, para muitos dos que foram às exéquias -, Karol Wojtyla já é santo, mesmo sem que a Igreja Católica o tenha proclamado oficialmente. Na cerimónia de ontem, o tribunal canónico da diocese de Roma declarou, em latim, a língua oficial da Igreja, ter terminado o inquérito. O Papa dos recordes bateu ontem mais um: milhares de páginas do processo foram depois fechadas em caixas seladas e transportadas para o Vaticano. Debaixo de aplausos, como conta a AFP, o cardeal Camillo Ruini elogiou a "riqueza de humanidade" do Papa polaco. Para que a beatificação se faça, falta reconhecer como cientificamente inexplicada a cura da irmã Marie Simon-Pierre, freira francesa que terá ficado curada de Parkinson, a mesma doença de que sofreu João Paulo II durante anos. Caberá aos médicos e teólogos da Congregação para a Causa dos Santos, presidida pelo cardeal português José Saraiva Martins, averiguar o carácter da cura. Caberá a Bento XVI a confirmação final.

A.M.

Fonte Público