Fátima: assinalado o centenário de nascimento da Irmã Lúcia
2007-03-29 22:54:33

Assinalam-se hoje, 28 de Março, os 100 anos sobre o nascimento da Irmã Lúcia, Vidente de Fátima e principal transmissora da Mensagem de Fátima.

O fundador da AIS, Pe. Werenfried, tinha uma íntima afinidade espiritual com Portugal e em particular com a Mensagem de Fátima. Esta relação intensificou-se profundamente em Setembro de 1967, na célebre peregrinação da Igreja do Silêncio à Cova da Iria, presidida pelo Cardeal José Beran, Arcebispo de Praga.

Em 25 de Março de 1995, numa reunião no Secretariado Internacional, em Königstein, decidiu-se a refundação da AIS por vontade expressa do Pe. Werenfried, no dia 13 de Outubro do mesmo ano. O fundador da AIS era um peregrino apaixonado de Fátima e tentava interpretar a Mensagem da Senhora correctamente: "A visão de Fátima refere-se sobretudo à luta dos sistemas ateus contra a Igreja e os cristãos e descreve o sofrimento imane das testemunhas da fé do último século do segundo milénio".

Nos dias 12 e 13 de Outubro de 1997 realizou-se uma peregrinação a Fátima de mais de 5 mil amigos, benfeitores e colaboradores, por ocasião dos 50 anos de existência da AIS, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Paris Jean-Marie Lustiger e o Cardeal Eugénio Araújo Sales, Arcebispo do Rio de Janeiro, com a presença do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio. O Pe. Werenfried renovou a Consagração da Organização a Maria.

A Irmã Lúcia, principal protagonista das Aparições, nasceu em 28 de Março de 1907, em Aljustrel, paróquia de Fátima, e faleceu no dia 13 de Fevereiro de 2005. Em 17 de Junho de 1921, ingressou no Asilo de Vilar (Porto), dirigido pelas religiosas de Santa Doroteia.

Depois foi para Tuy, onde tomou o hábito com o nome de Maria Lúcia das Dores. Fez a profissão religiosa de votos temporários a 3 de Outubro de 1928 e a 3 de Outubro de 1934 a de votos perpétuos. No dia 25 de Março de 1948 foi transferido para Coimbra, onde ingressou no Carmelo de Santa Teresa, tomando o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.

Faleceu no Convento de Santa Teresa, em Coimbra, a 13 de Fevereiro de 2005. A 19 de Fevereiro de 2006 o seu corpo foi trasladado para a Basílica do Santuário de Fátima, onde foi tumulado ao lado da sua prima, a vidente Beata Jacinta Marto.

Departamento de Informação da Ajuda à Igreja que Sofre - info@fundacao-ais.pt

Fonte AIS Notícias