paroquias.org
 

Notícias






Peregrinação Judaico-Cristã na Beira Interior
2007-03-27 04:03:39

1º DIA | LISBOA / CASTELO BRANCO / IDANHA-A-VELHA / MONSANTO / MONFORTINHO
Em hora e local a determinar previamente, saída em direcção ao interior do País pela Auto-estrada A1 e A23.


Paragens Técnicas pelo caminho. Chegada a Castelo Branco. Visita do Jardim do Paço, situado ao lado do antigo Palácio do Bispo. Foi criado no século XVIII pelo Bispo João de Mendonça em estilo barroco. Visita do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, cuja núcleo original do Museu tem por base a colecção arqueológica de Francisco Tavares Proença Júnior, posteriormente enriquecido com peças de arte antiga provenientes do recheio do Paço Episcopal e com incorporações sucessivas de espólios arqueológicos, paramentaria e colchas bordadas, estas últimas provenientes da colecção de Vilhena. Almoço. Da parte da tarde, viagem até Idanha-a-Velha, conhecida por antiga Egitânea, de origem romana. Continuação até Monsanto conhecida como a "aldeia mais portuguesa de Portugal". Passeio a pé pelo interior da vila, passando pela Capela Românica de São Miguel, situada entre o castelo e a torre de vigia medieval, designada de Torre do Peão. Ao final do dia, chegada a Monfortinho. Instalação no hotel. Jantar e alojamento.

2º DIA | MONFORTINHO / SORTELHA / BELMONTE / LISBOA

Após pequeno almoço no hotel, saída para Sortelha, situada no concelho do Sabugal, considerada Aldeia Histórica, devido ao seu rico património arquitectónico. Possui um castelo de montanha, românico e gótico, com intervenção manuelina. O perímetro urbano é de traçado ovalado irregular. A Cidadela está situada no lado exterior da cerca, com a Torre de Menagem, de planta quadrada no centro do recinto. Prosseguimento até Belmonte, localizado num cabeço fortificado a 615 m de altitude e local de um dos mais simbólicos castelos portugueses. Aí terá nascido Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil. Almoço. Visita do Museu Judaico de Belmonte, primeiro museu deste género em Portugal. O museu ilustra a história dos judeus portugueses e as suas vicissitudes históricas; a sua integração na sociedade portuguesa e o seu contributo na cultura, arte, literatura, comércio e ofícios; e ainda a cultura e religião dos judeus, os seus rituais e costumes, na sinagoga e em casa. Regresso ao final do dia.

O valor desta peregrinação é de 155 €, em regime de pensão completa, e só se realizará se houver um mínimo de 25 participantes.

Para mais informações, por favor, contacte-nos através do telefone 21 754 40 00.

Fonte AIS Notícias

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia