Igreja Católica tenta fazer retrato de imigrantes
2001-07-18 14:00:05

Aproveitando a presença de representantes de todas as dioceses, a Igreja Católica vai tentar obter hoje, no Fórum dos Cristãos sobre a Imigração, uma imagem da realidade dos imigrantes em todo o país.

A Igreja Católica vai tentar obter hoje, no Fórum dos Cristãos sobre a Imigração, uma imagem da realidade dos imigrantes em todo o país, aproveitando a presença de representantes de todas as dioceses.

O Fórum dos Cristãos sobre a Imigração reúne hoje na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa os serviços da Igreja Católica, associações e movimentos católicos que lidam com imigrantes precisamente com o objectivo de discutir a concertação de estratégias que visem melhorar o acolhimento aos imigrantes, sobretudo europeus de Leste.

O encontro servirá também para fazer o ponto da situação dos secretariados das migrações de todas as dioceses e traçar estratégias de acolhimento, de acordo com o padre Delmar Barreiros, director do Departamento da Mobilidade Humana, do Patriarcado de Lisboa, responsável pela organização.

Esta iniciativa insere-se nas jornadas pastorais das migrações, que se realizam anualmente, mas tem a particularidade de surgir na sequência de uma nota da Conferência Episcopal Portuguesa(CEP) sobre o tema, na qual os bispos católicos manifestavam preocupação face à situação vivida actualmente em Portugal.

O fórum conta com o apoio da Comissão Episcopal de Migrações e Turismo, presidida pelo bispo D. Januário Torgal Ferreira, e da Obra Católica Portuguesa de Migrações.

Para D. Januário Torgal Ferreira este encontro é importante para «definir métodos e formas de agir melhoradas» no sentido de acolher os imigrantes que vêm para Portugal sem nada, «à semelhança do que aconteceu aos portugueses no passado».

O Bispo considera, ainda, que a este propósito é preciso falar menos e trabalhar «muito mais», com bom senso e «sem demagogia».