«Sacramentum Caritatis» - «O Sacramento do Amor» - exortação apostólica de Bento XVI sobre Eucaristia apresentada dia 13 de Março
2007-03-06 22:05:30

A exortação Apostólica Pós Sinodal de Bento XVI sobre a Eucaristia será apresentada no próximo dia 13 de Março, segundo informação da Sala de Imprensa do Vaticano.

“Sacramentum Caritatis” - O Sacramento do Amor, incide sobre a Eucaristia, "fonte e cume da vida e da missão da Igreja", assim é apresentado o Documento.

A apresentação será feita pelo Cardeal Angelo Sodano e por D. Nikola Eterovic, respectivamente redactor geral da XI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e secretário geral do Sínodo dos Bispos.
Recorde-se que a XI Assembleia Geral dos Bispos decorreu em Outubro de 2005 no Vaticano.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de Bispos que representa o episcopado de todo o mundo e tem como tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja, com o seu conselho, para procurar soluções pastorais que tenham validade e aplicação universal. Sendo um órgão consultivo, oferece “proposições” e não posições definitivas.

A partir destas propostas, Bento XVI teve a missão de redigir a exortação apostólica pós-sinodal, o documento baseado nas “proposições” aprovadas pelos padres sinodais. Para realizar este trabalho, o Papa contou com uma ajuda específica, um Conselho pós-sinodal de Bispos, eleitos tanto pela assembleia (12 membros) como por ele mesmo (3 membros).

As 50 propostas finais, votadas no último Sínodo, apresentam uma série de recomendações sobre algumas das questões mais discutidas na vida da Igreja. A versão oficiosa deste documento foi publicada em italiano e representa um guia essencial para perceber a importância deste primeiro Sínodo do pontificado de Bento XVI, que reuniu mais de 250 Bispos no Vaticano.

A “lista final” (Elenchus finalis) está estruturada em três capítulos. Após uma introdução, que engloba duas proposições, o primeiro capitulo tem como título “O Povo de Deus educado na fé na Eucaristia”, com vários subcapítulos: “A fé na Eucaristia” (3-6); “Eucaristia e Sacramentos” (7-12); “Catequese e mistagogia” (13-17).
A segunda parte trata da “Participação do Povo de Deus na celebração eucarística”, passando pela “Estrutura da celebração” (18-24, com algumas propostas de mudança nos momentos da Missa); “Ars celebrandi” (25-29) e “A participação dos fiéis” (30-37).

O último capítulo refere-se à “Missão do Povo de Deus alimentado pela Eucaristia”, falando da “Eucaristia e a comunidade cristã” (38-41) e da “Eucaristia para o mundo” (42-49). A última proposição, intitulada “Verum Corpus natum de Maria virgine”, é a conclusão do documento.