Eucaristia assinala aniversário da Ajuda à Igreja que Sofre
2007-03-06 21:34:53

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, abriu ontem as suas portas aos benfeitores e amigos da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), para assinalar os 60 anos de actividade da Fundação, a nível internacional.

Recordando a figura carismática do fundador da Obra, o Pe. Werenfried van Straaten, a celebração lembrou o trabalho da AIS junto das populações mais desprotegidas.

Na Oração Universal, rezou-se para que "o Senhor fortaleça a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre no serviço à Igreja perseguida, a mantenha firme na oração pela liberdade religiosa e a ilumine na denúncia da violência e da perseguição aos crentes".

Fundada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima, a Fundação AIS é uma organização dependente da Santa Sé, tendo por objectivo apoiar projectos de cunho pastoral em países onde a Igreja Católica está em dificuldades.

Em Portugal, a Ajuda à Igreja que Sofre começou a sua acção pastoral nos dias 12 e 13 de Outubro de 1995, com a inauguração de um pequeno Secretariado Nacional, em Lisboa, na presença do Arcebispo da Beira, Moçambique, D. Jaime Gonçalves, do Bispo da Eslováquia, Cardeal Ján Korec, S.J., do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro e do delegado pontifício para a Organização, Mons. Josef Stimpfle.

Em 2005, comemorando o seu 10º aniversário em Portugal, a Ajuda à Igreja que Sofre inaugura a casa Domus Pater Werenfried em Fátima, sendo a primeira da Obra a ser dedicada ao Fundador.

Departamento de Informação da Ajuda à Igreja que Sofre - info@fundacao-ais.pt

Fonte AIS Notícias