paroquias.org
 

Notícias






Fundação S. João de Deus celebra acordo de cooperação com congénere espanhola
2007-02-15 22:43:59

A Fundação S. João de Deus e a “Salud para Todos”, uma Organização Não-governamental para o Desenvolvimento (ONG-D) espanhola, celebraram um acordo de cooperação para as áreas do desenvolvimento social, auxílio de emergência e humanitário e promoção do voluntariado internacional. A Fundação S. João de Deus passou a estar também integrada na “St. John of God Fundraising Alliance”, uma coligação internacional que congrega todas as instituições de angariação de fundos dos Irmãos de S. João de Deus.

No passado dia 2 de Fevereiro, durante a conferência de apresentação da Fundação S. João de Deus, que decorreu em na sede da instituição em Lisboa, o Irmão Moisés Martín Bosca, director da “Salud para Todos”, e Paulo Bernardino, administrador da Fundação S. João de Deus, assinaram um Acordo de Cooperação. Neste acordo, as duas instituições expressam a sua perspectiva comum sobre o desenvolvimento, “emanado da Doutrina Social da Igreja e da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus”, bem como o cuidado e a promoção da saúde numa perspectiva hospitaleira.


O acordo prevê que as duas instituições se reúnam periodicamente para “partilhar e definir critérios para as diversas áreas do seu trabalho”, nomeadamente a sensibilização para o desenvolvimento social, programas e projectos de desenvolvimento, acções de auxílio de emergência e humanitário, promoção do voluntariado internacional e áreas geográficas de acção.


A ONG-D “Salud para Todos” é uma iniciativa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus em Espanha, vocacionada para promover o desenvolvimento humano sustentável nos países mais desfavorecidos. Os objectivos da organização estão ligados à promoção dos cuidados de saúde nos países onde a população carece de assistência sócio-sanitária, bem como à formação para a saúde e para o desenvolvimento dessas populações.


A “Salud para Todos” dinamiza projectos de construção de infra-estruturas sanitárias, equipamento de centros de saúde, ateliers ocupacionais e de formação profissional, promovendo igualmente programas de prevenção de saúde, nutricionais e educativos. Esta organização participa ainda em campanhas de ajuda humanitária de emergência a nível internacional, através de mais de uma centena de centros em vários países carenciados, incluindo Moçambique e Timor-Leste.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia