paroquias.org
 

Notícias






Ser Voluntário Está na Moda
2001-07-18 13:43:45

Apesar do número crescente de pessoas que procuram o voluntariado, a maior parte delas não está preparada para as exigências deste tipo de trabalho.

Nos últimos anos tem havido uma evolução no tipo de voluntários que procuram instituições que levam a cabo projectos de média e longa duração em África. De um quadro composto maioritariamente por raparigas estudantes universitárias das áreas de ciências humanas, passou a haver uma maior procura por parte de pessoas licenciadas, com um ou dois anos de experiência profissional.

Para Mónica Azevedo, coordenadora dos projectos de voluntariado no Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (ISU), esta tendência prende-se com o facto da realização profissional não chegar para a satisfação pessoal.

Por outro lado, a crescente procura destes projectos faz parte daquilo a que Mónica Azevedo chama de "fenómeno de moda". "A parte positiva deste "boom" prende-se com uma maior consciência das desigualdades sociais por parte dos jovens, o que os leva a que sentir que devem ter um papel participativo na mudança da sociedade. O aspecto negativo é o trabalho inconsequente que daí pode resultar", explica.

Vocacionado para o voluntariado jovem, o ISU tem desenvolvido projectos de dois meses na Guiné Bissau e em Cabo Verde nos últimos três anos. É importante realçar que apesar de ser um trabalho desenvolvido por voluntários, "é um trabalho técnico e sério que vai muito além da acção social", garantiu esta socióloga e voluntária há muitos anos.

Segundo a coordenadora destes projectos, as motivações dos jovens que procuram o ISU prendem-se com a ocupação dos tempos livres ou com o facto de procurarem uma experiência diferente. Outros ainda, estando a atravessar um momento de crise na sua vida, canalizam as suas forças para o trabalho social, para se sentirem úteis.

No entanto, "tudo depende do percurso do voluntário", acrescenta. "Para aqueles que têm já alguma experiência, o voluntariado em África faz parte de uma dimensão de intervenção e de cidadania a que não podem continuar alheios", reforça.

Na conjunto, "é importante enquadrar o voluntário na organização que o envia, na realidade onde se vai inserir, no trabalho que vai fazer e com as pessoas com que vai", resume Mónica Azevedo.

"Não há projectos para pessoas, mas pessoas para projectos"

Assumindo as limitações de dois meses, a filosofia do ISU é integrar estes projectos pontuais, num projecto maior, do parceiro local e que funciona quando os vountários terminam o seu trabalho.

Esta é também uma das principais preocupações da associação Sol Sem Fronteiras (SOL-SEF), uma associação juvenil que nos últimos 12 anos já enviou cerca de 200 jovens voluntários para os Palop. A motivação destes jovens, segundo Manuel Bento, presidente desta associação, é o apoio aos mais carenciados, "mas a maior parte não está preparado para uma experiência deste género", garante Manuel Bento. E explica: "não basta ter boa vontade, que os voluntários têm de se preparar em conteúdos específicos e normalmente nós preparamo-los para o pior".

A vocação dos projectos da SOL-SEF é aquilo a que Manuel Bento chama de inculturação. E cita um exemplo: em 1998, na Guiné Bissau, os voluntários estavam a dar formação a professores locais da parte da manhã e à tarde recebiam aulas de crioulo dadas por um professor local. "É uma mais valia de parte a parte", reforça este antigo voluntário.

Apesar de trabalhar em parceria com a Igreja Missionária, a filosofia da SOL-SEF é laica. O que acontece é que as intituições religiosas são normalmente as que funcionam melhor nos países em vias de desenvolvimento - vivem perto das populações e sabem identificar as suas reais necessidades.

A SOL-SEF actua sobretudo na área da educação, embora haja lugar para outras áreas que vão aparecendo, como a saúde, por exemplo. Segundo explica Manuel Bento, "não há projectos para pessoas, mas pessoas para projectos". A duração de cada um varie consoante a necessidade e aquilo que é pedido. No caso de um professor, tem de permanecer no país durante um ano lectivo, mas no caso de um levantamento demográfico, por exemplo, pode estar apenas três meses.


Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia