paroquias.org
 

Notícias






Natal no Mundo
2006-12-21 23:09:12

Tradições diferentes manifestam a forma como no mundo se vive o Natal. Em países em que cada vez mais as culturas se fundem, alguns hábitos vão persistindo, vivendo lado a lado com diferentes credos.

Na Áustria o chefe da família tem por hábito ler uma passagem do Evangelho que relata o nascimento de Cristo. A ceia é preparada com pratos de peixe. As portas das casa na Finlândia não se fecham na noite da ceia de Natal, para que quem passa na rua possa entrar e sentar-se à mesa. Na Grécia não existe a tradicional árvore de Natal, opta-se antes por enfeitar as casas com ramos de oliveira. Na Índia, os cristãos decoram pés de mangas e bananeiras para assinalar as comemorações natalícias. No interior das casas, as folhas de manga fazem também parte da decoração, assim como lâmpadas de argila, acesas com óleo. Nas ruas da Coreia e da China pode ver-se desfilar o Pai Natal, mas castigam e proíbem a presença de Meninos Jesus. Na França, a Provença resiste à passagem do tempo e a Missa do galo congrega as famílias, para depois saírem em procissão. Na Suécia, celebra-se o nascimento de Cristo na manhã de 25. Na noite de Natal, cabe à filha mais velha da família, vestida de branco, com uma faixa vermelha na cintura e uma grinalda de folhas verdes e sete velas acesas, levar a cada membro da família um café com bolos.


Denominador comum em tantos locais é a festividade familiar cheia de doces e a troca de presentes.


Também outras religiões evocam a celebração do natal. Os protestantes utilizam na coroa do Advento, as quatro velas que a cada domingo acendem, marcando o ritmo da espera. Na Escandinávia, as igrejas enchem-se no primeiro domingo do Advento. Alguns dias depois, a 13 de Dezembro, na festa de Santa Luzia (mártir cristã do fim do século III ou início do século IV), as raparigas vestem-se de branco e levam uma coroa com quatro velas acesas.


São Nicolau é muito festejado no Norte da Europa a 6 de Dezembro, em alguns casos com a troca de presentes a ser feita nesse dia. E o presépio, apesar de menos usado, marca também presença. Em vez da Missa do Galo há um culto especial no dia de Natal após o qual, em muitos casos, se abrem os presentes. Na véspera, a consoada é festa de família.


Na tradição ortodoxa, esta quadra é apenas festejada entre os dias 6 e 7 de Janeiro. Isto porque os ortodoxos russos continuam a seguir o calendário juliano (criado por Júlio César em 46 a. C.) e não o gregoriano. Uma realidade que se vai tornando próxima em Portugal dadas as diferentes culturas.


Para os ortodoxos, o Natal não é uma festa com a importância que ganhou no mundo católico, tendo maior relevância a Páscoa. O Advento é, no mundo ortodoxo, um tempo de purificação, semelhança à Quaresma para os cristãos, o período de 40 dias que antecede a Páscoa. Por isso, as quatro semanas que antecedem o Natal são também um tempo de jejum à carne e ao peixe. A festa do nascimento de Jesus é aqui encarada principalmente como uma antecipação da Páscoa.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia