VI FESTIVAL NACIONAL JOVEM DA CANÇÃO MENSAGEM - A Missão pela Música e pela Festa
2006-12-06 22:35:38

O Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem é um dos elementos de primeira evangelização que a Igreja Católica, através das suas estruturas de organização e dinamização pastoral, desenvolve com os jovens e para os jovens!

Centenas de famílias, milhares de jovens contactaram e usufruíram deste meio de comunicação-expressão (a música) e de actualização (a mensagem de Jesus Cristo) em diálogo com a sociedade, com os diferentes grupos, na diversidade de pensamento e acção interpelando cada jovem e menos jovem a serem homens e mulheres de boa vontade!
Todo este dinamismo e comunhão de diversidades foram motivo para reunir, em Fátima, nos dias 1 e 2 de Dezembro, as dezasseis canções vencedoras dos festivais diocesanos com o objectivo de dinamizar a pastoral dos jovens; incentivar a criação poético-musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada Diocese, Grupo de Jovens, Movimentos de Portugal, no âmbito do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil.
O Festival foi muito mais do que um desfile de canções, mesmo neste encontro nacional. Todo o tempo que antecedeu a subida ao palco das canções foi de reflexão, de itinerário espiritual e fraternal entre os intérpretes, entre o júri, tornando assim mais efectiva a verdadeira dimensão desta iniciativa, que vai na sua VI edição. Todos foram convidados, de acordo com o tema do festival (se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me), a tomar a Cruz, a seguir, a viver sem medo de se dar, já que cada um tem tanto para dar, numa catequese que a organização do festival, através do Secretariado da Pastoral Juvenil de Coimbra, proporcionou.
Quando as canções se apresentaram em público era notória a comunhão eclesial entre todos os concorrentes.
A vasta plateia, no auditório do Centro Paulo VI, em Fátima, na tarde do dia 2 de Dezembro, contou também coma presença do Bispo de Viseu e dos Directores dos Serviços Nacionais e Diocesanos da Pastoral Juvenil. Presentes também os Bispo Emérito de Leiria-Fátima, em representação da Comissão Episcopal do Laicado e Família; o Reitor do Santuário; o Pe Augusto Gomes Gonçalves (iniciador dos festivais da Canção Mensagem) que, no momento de se dirigirem à plateia, de maneira particular aos jovens, enfatizaram, com base no tema do festival, o caminho permanente de descoberta, de memória, de discernimento, de actualização, com gestos concretos de mudança de vida, a Palavra de Jesus Cristo. Realce para o sentido da Cruz nos dias de hoje, no trabalho exigente e sério. A necessidade de recolhimento no meio da festa, da diversão, do cansaço, para a releitura do contexto em que o tema aparece no evangelho de Mateus, no capítulo dezasseis.
No final, ganhou a canção de Aveiro (Brilha como sol)! Coimbra (Se queres ser feliz), em segundo, e Leiria-Fátima (Anda, vem comigo) em terceiro e melhor mensagem receberam as menções honrosas previstas pela organização.

M. OLIVEIRA SOUSA
Director do Dep. Nac. Pastoral Juvenil