Padre da Torreira recusa velórios no salão paroquial
2001-07-13 13:55:49

A recusa do pároco da Torreira, Aveiro, em autorizar velórios no salão paroquial será discutida hoje em reunião convocada por moradores que recusam velar os seus mortos em casa. Naquela freguesia do concelho da Murtosa, até Abril, altura em que entrou o novo pároco, os mortos eram colocados em câmara-ardente no salão contíguo à igreja.

A chegada do padre Ângelo à freguesia trouxe, também, a determinação de que os funerais voltassem a sair da casa da família, justificando que o salão "é preciso para actividades paroquiais", mas nem todos concordaram, sendo constituída uma comissão para resolver o diferendo. "Retrocedemos em vez de andar para a frente e quem vive nos apartamentos nem sequer pode fazer isso", disse à Lusa Fernanda Peixinho, que integra a comissão. Relatando que "as pessoas estão indignadas", afirma que a única alternativa apontada para os familiares é velarem o corpo na capela do cemitério, o que não é aceite por todos. "Para dentro do cemitério é que não se vai. É uma alternativa que não serve ao povo, até porque o cemitério encerra às 18 horas", esclareceu.

Fernanda Peixinho integrou uma comissão constituída para falar com o sacerdote, na tentativa de o demover da decisão, que é assumida colectivamente pela comissão fabriqueira da paróquia. "Levámos em mão alternativas para ser construída uma nova casa mortuária, mas, como vai sempre demorar um ano a ser feita, pedimos que deixasse usar o salão até que esta estivesse pronta, mas o padre foi inabalável".

Fonte Público