Celibato sacerdotal em discussão
2006-11-14 22:54:18

Pouco depois de ter nomeado um novo prefeito para a Congregação do Clero, (Cardeal Cláudio Hummes), Bento XVI convocou os seus mais directos colaboradores da Cúria Romana para uma reflexão alargada sobre o celibato obrigatório para os sacerdotes, na Igreja Latina.

Esta é uma questão disciplinar, discutida há muito tempo e particularmente sensível, sobretudo num momento em que muitos países tradicionalmente católicos se debatem com o problema de falta de vocações para o ministério sacerdotal. Nas Igrejas Orientais, podem ser ordenados homens casados, mas não é consentido casar depois da ordenação e o celibato é obrigatório para o episcopado. O diaconado permanente, por outro lado, pode ser conferido a homens já casados.

O celibato consagrado, em geral ligado à virgindade, aparece na Igreja desde os seus primórdios, como ideal de imitação de Jesus e de sua Mãe e condição de maior liberdade para o culto e serviço de Deus. Foi-se generalizando na Igreja depois das perseguições, como sucedâneo do martírio.

O seu prestígio foi aumentando a ponto de, nalgumas Igrejas do Ocidente, se tornar obrigatório para os ministros sagrados (Concílio de Elvira, c. 300). Nas Igrejas do Oriente tornou-se obrigatório para os bispos (Concílio de Constantinopla, 692).

Hoje, na Igreja Latina, é obrigatório para os sacerdotes e facultativo para os diáconos permanentes, o que não impede que sejam admitidos sacerdotes casados regressados de outras confissões cristãs. Embora reconhecendo as dificuldades da guarda do celibato e a dignidade do matrimónio, Roma tem-se mostrado firme na actual disciplina.

No último Sínodo dos Bispos, em 2005, havia uma grande expectativa sobre eventuais mudanças, mas a assembleia sinodal considerou que os “viri probati” (“homens testados” – expressão que designa homens de confiança casados, de comprovada fé e virtude) não são solução para a crise vocacional.

O Cardeal Francis Arinze, um dos três presidentes delegados do Sínodo, disse aos jornalistas que a falta de padres no mundo “não é um problema, mas um sintoma”, dado que o verdadeiro problema é a “crise da fé” que atinge, em particular, a Europa. “

Também o Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara e presidente delegado do Sínodo, defendeu que o recurso aos “viri probati” não representa uma solução, mas “um problema”, dando como exemplo a situação que se vive nas Igrejas Orientais ligadas a Roma “que têm padres casados, mas que sofrem, apesar disso, de crise de vocações”.

Vários intervenientes, entre os quais o Bispo português D. Albino Cleto, pediram mesmo uma distinção mais clara no ordenamento litúrgico das celebrações presididas por um sacerdote e as que não o são, por forma a fazer perceber que a missão do sacerdote não é substituível.

Já em Abril deste ano, Bento XVI destacou, a importância do celibato para os sacerdotes da Igreja Católica. Recebendo no Vaticano os Bispos do Gana, em visita “ad Limina”, o Papa lembrou que "os que recebem este sacramento estão configurados dum modo particular a Cristo".

Nesse sentido, animou os prelados a assegurar que os candidatos ao sacerdócio correspondam às exigências da sua tarefa e a dar-lhes uma formação adequada.