Compêndio da Doutrina Social da Igreja em site da Conferência Episcopal de Portugal
2006-10-26 22:10:37

Ferramenta de trabalho que permite conhecer os pilares da doutrina católica sobre as questões da vida social, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja pode ser consultado pelo internauta no site Ecclesia, pertencente à Conferência Episcopal de Portugal.

O Compêndio está dividido em 12 capítulos: «O Desígnio de Deus para toda a humanidade», «A missão da igreja e da doutrina social», «A pessoa e os direitos», «Os princípios da doutrina social da Igreja», «A família, célula vital da sociedade», «O trabalho humano», «A vida econômica», «A comunidade política», «A comunidade internacional», «Proteger o ambiente», «A promoção da paz» e «Doutrina Social e ação eclesial».

O cardeal Angelo Sodano, ex-secretário de Estado da Santa Sé, afirmara que este Compêndio é um instrumento de evangelização. O texto foi elaborado de modo a que se possa fruir «não somente ad intra, ou seja, entre os católicos, mas também ad extra».

Já o cardeal Renato Raffaele Martino, presidente Conselho Pontifício Justiça e Paz, que realizou o Compêndio, manifestou o desejo que «este possa animar a ação dos cristãos no campo social» e conhecer os motivos pelos quais a Igreja interveio no campo social «à primeira vista não da sua competência, e as razões para um encontro, um diálogo, uma colaboração ao serviço do bem comum».

O Compêndio da doutrina social da Igreja, apresentado em outubro de 2005, oferece um quadro completo das linhas fundamentais do corpus doutrinal do ensinamento social católico.

Em fidelidade à autoridade das indicações que o Papa João Paulo II havia oferecido no n. 54 da Exortação Apostólica Ecclesia in America, o documento apresenta «de maneira global e sistemática, ainda que em forma sintética, o ensinamento social, que é fruto da sapiente reflexão magisterial e expressão do constante empenho da Igreja na fidelidade à Graça da salvação de Cristo e na afetuosa solicitude pelos destinos da humanidade» (Compêndio n. 8).

Fonte Zenit