paroquias.org
 

Notícias






Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e da Família (SNALF)
2006-10-23 22:17:38

Decorreram de 20 a 22 do corrente as XVIII Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, este ano sob o tema «A transmissão da fé na família».

Tiveram lugar em Fátima, com cerca de 350 participantes provenientes do continente e ilhas, representativos de todas as Dioceses e dos Movimentos que desenvolvem uma acção particular na área da Família.

Foram promovidas pela Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu Secretariado Nacional (SNALF) e do respectivo Departamento Nacional da Pastoral Familiar.

A sessão de abertura, feita por D. António Carrilho, Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), evocou o recente V Encontro Mundial das Famílias com o Papa Bento XVI, realizado em Valência (Espanha) no início de Julho p.p., considerado como o acontecimento eclesial de referência para estas Jornadas. Foram ainda delineadas as linhas de reflexão e acção para os trabalhos.

A presença e as palavras de D. João Alves, D. Antonino Dias e D. Amândio Tomás, membros da CELF, dirigidas à assembleia em diversas ocasiões ao longo dos três dias, reforçaram esta mesma mensagem.

O tema central «A transmissão da fé na família», tratado pelo monsenhor Victor Feytor Pinto, os oitos workshops sobre temáticas relacionadas, a conferência sobre «Comunicação na família» feita pelo P. Vasco Pinto Magalhães e a abordagem inovadora ao dia-a-dia da vida em família feita pela Doutora Helena Marujo com o tema «Espiritualidade, prazer e missão: uma triologia de felicidade na família» alternaram-se com momentos de debate e partilha, num espírito de comunhão que caracterizou as Jornadas logo desde o primeiro momento.

Indicativo desta comunhão foi o método de pagamento da estadia escolhido pela organização. Indicando o valor de referência da despesa por pessoa, a cada participante foi dado, juntamente com a documentação, um envelope onde colocar aquilo que entendesse. Significativa a frase impressa no envelope: «Todos comeram e ficaram saciados; e, do que lhes tinha sobrado, ainda recolheram doze cestos cheios» (Lc 9, 17).

Integrou o programa a apresentação do livro «A sexualidade segundo João Paulo II», de Yves Semen. Trata-se da edição portuguesa, feita pela Principia, das intervenções de João Paulo II sobre teologia do corpo, sexualidade e casamento feitas ao longo dos primeiros quatro anos do seu pontificado.

Benjamim Ferreira
SNALF


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia