Sem Lugar na Estalagem
2006-10-12 22:11:48

No dia 14 de Setembro de 2007, a Ajuda à Igreja que Sofre celebra em Fátima o seu 60º aniversário e o 40º da consagração da organização a Nossa Senhora, ao serviço da Igreja e das comunidades cristãs, em especial nos países onde necessitam de ajuda material ou espiritual.

Este Ano Pastoral será dedicado ao tema "Sem Lugar na Estalagem", título de um artigo, escrito no Natal de 1947, pelo fundador da Obra, o Padre Werenfried van Straaten, monge premonstratense. Este texto daria origem à primeira missão caritativa da Ajuda à Igreja que Sofre: apoiar 14 milhões de refugiados alemães, expulsos das regiões do leste da Alemanha.

Nesta "carta aberta" ao povo belga, o P. Werenfried recorda como as portas de Belém se fecharam a José e a Maria, que trazia Jesus no ventre, quando pediram alojamento para passar a noite. O sacerdote instava assim os belgas a lembrarem-se dos milhares de "Marias" e "Josés" – os pobres, os sem-abrigo, os refugiados e os doentes – saídos dos escombros da Europa do pós-guerra.

Este apelo à caridade e ao amor mantém-se vivo na Europa actual, pois aqui, nas nossas cidades, de portas fechadas "diante da mais amarga pobreza" material e espiritual, os "Josés" e as "Marias" de hoje permanecem ainda sem lugar na estalagem e sem estatuto.

Paulo Bernardino
Director do Secretariado Nacional