paroquias.org
 

Notícias






Dia do Voluntário Missionário integrado no VII Encontro das Igrejas Lusófonas
2006-10-11 22:05:11

Agendado para 14 de Outubro em Fátima, o Dia do Voluntário Missionário será marcado pela presença dos Bispos das sete Igrejas Lusófonas (Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil e Timor), proporcionando uma ocasião especial de diálogo, conhecimento mútuo e encontro entre as cerca de 40 entidades de voluntariado missionário em Portugal e as Dioceses dos países de Língua Oficial Portuguesa, com os quais existem laços privilegiados de cooperação missionária.

No período da manhã, várias entidades de voluntariado missionário irão entregar aos Senhores Bispos alguns dos seus projectos desenvolvidos nos vários países lusófonos. Este será um momento inédito no decorrer dos Encontros das Igrejas Lusófonas que contará com a presença de 20 entidades.

Concurso Olháki

Este VII Dia do Voluntário Missionário será marcado pela inauguração da Exposição Fotográfica resultante do concurso Olháki, a fotografia dos voluntários. Este concurso destinou-se a voluntários que viveram experiências de missão, sobretudo em África, e foi lançado pela Fundação Evangelização e Culturas em Maio último.
O Júri foi constituído por António Homem Cardoso, Carlos Pinto Coelho, Mons. Cachadinha (FEC), Henrique Pinto (CAIS), Manuel Silveira Ramos (Ar.Co), Rosa Reis e Teresa Siza (Centro Português de Fotografia).

O resultado deste concurso irá ser reconhecido no lançamento da Agenda 2007.

A FEC e o Voluntariado Missionário~

Desde 2002 que a Fundação Evangelização e Culturas tem como uma das suas missões assumir a Plataforma informal de Voluntariado Missionário, que reúne actualmente cerca de 40 entidades responsáveis. Uma realidade que tem vindo a crescer desde há 20 anos atrás.
No seio desta Plataforma realizam-se anualmente um conjunto de actividades, na área da formação de voluntários e de formadores, na área da divulgação e promoção, e ainda do intercâmbio de experiências, em lógica de rede e num clima de comunhão de causas.

Programa:

9h30: Acolhimento (Local: Missionários da Consolata)
10h00: Apresentação dos Projectos aos Senhores Bispos das Igrejas Lusófonas
Entrega de Prémios do Concurso Olháki
Lançamento da Agenda 2007

12h30: Inauguração da Exposição Fotográfica
13h30: Almoço partilhado
14h45: Caminhada até aos Valinhos
15h15. Via Sacra Missionária
17h00: Eucaristia de Encerramento

Informações adicionais em:
http://www.agencia.ecclesia.pt/instituicao/pub//51/noticia.asp?jornalid=51¬iciaid=31853


Contactos:
Departamento de Plataformas e Comunicação
Sara Nobre – fec.saranobre@mail.telepac.pt 00351 218 855 497


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia