Figuras angélicas para uma mística quotidiana
2006-10-10 22:45:33

São precisos anjos das boas notícias, do cuidado e da companhia, diz a economista Manuela Silva, que quinta-feira falará ao congresso internacional sobre o tema Aprender com os anjos a mística do quotidiano. Manuela Silva diz que a sociedade ocidental apresenta, apesar de muitos adquiridos, "sintomas de um mal profundo", a par de um "caminho aberto para mística".

Mas esta não traduz uma "fuga" do mundo para o além, antes se relaciona com o modo como cada pessoa vive no seu tempo e no seu espaço concreto. Na Bíblia, Manuela Silva descobriu as referências dos três anjos mais urgentes para esta mística do quotidiano: o das boas notícias, à semelhança de Gabriel, que ensina que "o impossível pode tornar-se possível" - na necessidade de soluções novas na ciência, na cultura ou na economia. Miguel é o "anjo do cuidado", que defende a integridade da criação de Deus, denunciando a ruptura grave provocada pelos problemas ambientais e pelas "disfunções" da ecologia social (como a pobreza extrema, o desemprego ou as migrações forçadas). E Rafael é o símbolo do "anjo da companhia": é necessário que haja pessoas disponíveis a tornar-se "próximas" das outras, afirma, e que ajudem a enfrentar a solidão, o medo da morte e do esquecimento. Manuela Silva acrescenta que se poderiam convocar outros anjos: o do tempo, para não privilegiar o Kronos em detrimento do Kairos (o acontecimento e a graça); o da luz, para ajudar a descobrir caminhos seguros entre a multiplicidade de propostas contemporâneas; e o anjo da boa morte, que afastaria o medo da destruição física e do desconhecido.

A.M.

Fonte Público