O que é a Educação Cristã?
2006-10-03 23:54:39

1. Ambiguidades
Por vezes, dizemos educação cristã e queremos dizer algo mais restrito, ou seja, educação católica. Outras vezes referimos educação cristã e pretendemos dizer algo muito concreto que é a cate-quese. Por fim, falamos de educação cristã quando queremos apontar Educação Moral e Religiosa Católica.

Às vezes queremos entender a Educação Moral e Religiosa Católica e falamos de algo muito mais genérico como o Ensino Religioso Escolar.
Como estamos a constatar, explicitamos uma grande realidade, mas o que queremos mesmo dizer é algo mais concreto, mais específico.

Então temos que dizer o que queremos dizer e não dizer uma coisa, sendo a realidade outra coisa. Temos que nos entender na linguagem, ser precisos na linguagem.

2. Educar

A educação é um empenho em vista do processo de humanização e de perso-nalização, assim como a aquisição de meios para uma situação transformante da sociedade.

Educar não é só propor conteúdos externos, mas também desenvolver de dentro para fora: cultivar o dom da fé que está em cada um de nós, ajudando cada um a desenvolver essa sua fé em Deus, em Jesus Cristo.

3. A catequese e a educação moral e religiosa católicas são duas formas de educar, ou seja, de propor exteriormente uma mensagem para ser acolhida interiormente.

A catequese tem em vista transmitir a Palavra de Deus, de modo a suscitar a fé e a conversão ao Deus de Jesus Cristo, assim como viver em comunhão com Ele (Catechesi Tradendae, nº 5 – 6). Pretende formar discípulos de Jesus Cristo, anunciadores e evangelizadores.

Já a Educação Moral e Religiosa Católica tem em vista a formação global do aluno, de modo a ajudá-lo na construção de um projecto pessoal de vida.

O acto catequético tem em vista a experiência humana, o aprofundamento da Palavra de Deus e a expressão de fé. Não podemos pegar nestes elementos e aplicá-los exactamente à Educação Moral e Religiosa Católica, como temos feito muitas vezes. Não podemos confundir catequese com a Educação Moral Religiosa Católica.

Enquanto a catequese tem mais esta vertente da educação à fé, ao amadurecimento da fé individual e à conversão, a Educação Moral e Religiosa Católica quer estabelecer mais um diálogo entre a cultura e a fé, chegar ao diálogo ecuménico e inter-religioso, apreender a dimensão cultural do fenómeno religioso e do cristianismo.

4. Afinal o que é educação cristã?

Quando entendemos educação cristã pretendemos alcançar todos os grupos que acreditam em Jesus Cristo: católicos e outras igrejas cristãs.

Em geral, na Igreja Católica quando falamos de educação cristã não queremos dizer educação católica?

A educação cristã ou católica pretende dar sentido à vida, educa para os valores humanos e cristãos, educa para a virtude e para a felicidade.

A educação tem em vista a maturidade humana como equilíbrio dinâmico estável da personalidade da pessoa. Já a educação cristã inclui a maturidade humana e cristã. A educação cristã é uma educação humana aberta a um horizonte de fé. A maturidade cristã inclui a fé, a esperança e o amor.

Adérito Gomes Barbosa, scj