Analisa-se um projeto de documento sobre crianças falecidas sem batismo
2006-10-03 22:48:08

A Comissão Teológica Internacional começou nesta segunda-feira sua sessão plenária no Vaticano, na qual, entre outras coisas, está analisando o projeto de um documento sobre as crianças falecidas sem o batismo.

Assim confirma um comunicado, emitido esse sábado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, explicando que as reuniões estão sendo presididas pelo cardeal William Joseph Levada, presidente da Comissão, enquanto prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Os documentos desta Comissão não fazem parte do Magistério da Igreja, mas buscam ajudar a Santa Sé e especialmente a Congregação para a Doutrina da Fé a examinar questões doutrinais de particular importância.

Em dezembro de 2005, ao falar deste documento em redação, o secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, o Pe. Luis Ladaria, S.I., explicou aos microfones «Rádio Vaticano» que sobre o «limbo» «não há uma definição dogmática, não há uma doutrina católica que seja vinculadora».

«Sabemos que durante muitos séculos se pensava que estas crianças iam ao Limbo, onde gozavam de uma felicidade natural, mas não tinham a visão de Deus. Por causa dos recentes desenvolvimentos não só teológicos, mas também do Magistério, esta crença hoje está em crise», declarou.

Para entender a questão, Pe. Ladaria esclareceu: «Temos de começar pelo fato de que Deus quer a salvação de todos e que não quer excluir ninguém; temos de fundamentar-nos no fato de que Cristo morreu por todos os homens e de que a Igreja é um sacramento universal de salvação, como ensina o Concílio Vaticano II».

«Portanto, se partimos destes pressupostos, o problema da necessidade do Batismo se marca em um contexto mais amplo», indicou.

Na assembléia, segundo declara o comunicado, também se está examinando um primeiro projeto de documento sobre o tema da identidade da natureza e do método da teologia «scientia fidei» (ciência da fé) e se está dando um intercâmbio de opiniões sobre os fundamentos da lei moral natural à luz do ensinamento das encíclicas de João Paulo II «Veritatis splendor» e «Fides et ratio».

Ao final da sessão plenária, está prevista uma concelebração eucarística presidida por Bento XVI na capela «Redemptoris Mater» do Vaticano. O cardeal Joseph Ratzinger foi, durante seus anos de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, presidente desta Comissão.

ZP06100209

Fonte Zenit