Igreja em Vila Franca deu lugar a Museu de Arte-Sacra
2001-07-10 22:32:38

A Igreja do Mártir São Sebastião, em Vila Franca de Xira, reabriu no passado dia 7, ao público, agora como Museu de Arte Sacra.

O imóvel encontrava-se já em avançado estado de degradação, quando há dois anos entrou em obras de recuperação.
Segundo o Presidente da Autarquia, o núcleo museológico irá acolher parte da colecção antoniana cedida à autarquia nos anos 70, por Vidal Baptista, que inclui mais de três mil peças, como esculturas do século XVIII, trabalhos de cerâmica e em barro. Estarão também expostas duas peças do antigo palácio da Vilafrancada, uma das quais é uma escultura de apresentação do calvário, ex-votos da ermida do Senhor da Boa Morte e outras peças do acervo do Museu Municipal.
Os trabalhos nesta igreja, que está classificada em valor concelhio, demoraram o dobro do tempo previsto que inicialmente era um ano. Ossadas, estruturas em pedra, centenas de pedaços de cerâmica e uma conduta de água setecentista, que pode ter feito parte do terceiro aqueduto pombalino da região de Lisboa, foram vestígios encontrados e que motivaram o atraso das obras.