paroquias.org
 

Notícias






Missionários, rede privilegiada de informação
2006-09-22 22:49:24

A presença de missionários católicos em todos os países do mundo, muitas vezes nos locais mais esquecidos, oferece à Igreja uma possibilidade única no que diz respeito à possibilidade de informar sobre a vida das população que são acompanhadas por padres, religiosos, religiosas e leigos nos seus dramas e desafios quotidianos.

Este manancial informativo procura dar voz aos povos e igrejas dos países do Sul e do Oriente. Este "outro olhar" vai além da missão e dos missionários, abordando temas culturais, políticos, sociais e económicos muitas vezes esquecidos ou negligenciados pela imprensa dita de "referência".

Além de serem uma fonte de informação para se perceber o alcance e a implantação da presença católica no mundo, os missionários apresentam-se como uma voz isenta e comprometida do dia-a-dia de populações muitas vezes esquecidas, os "sem-voz" - pagando, não raro, esse atrevimento com a sua própria vida.

Em Portugal, este trabalho é feito com destaque natural para aqueles que falam a nossa língua e têm laços históricos inegáveis com o nosso país. A Missãopress, Associação de Imprensa Missionária, agrega as revistas e jornais missionários editados em Portugal, títulos que apresentam uma informação alternativa sobre o Terceiro Mundo, as Igrejas missionárias, promovem a solidariedade entre os povos e a língua portuguesa nos Palop, Brasil e entre as comunidades emigrantes.

No panorama internacional, um dos destaques maiores é a "Missionary Service News Agency" (MISNA), agência de notícias do mundo missionário, representa para uma importante fonte de informação sobre o "Sul" do mundo, com especial destaque para a África. Congrega os contributos de 40 institutos missionários para poder oferecer o seu serviço on-line, que muitas vezes denuncia situações de violência e de catástrofe muito antes da opinião pública internacional ter despertado para esses factos.
A MISNA acompanhou grandes acontecimentos, que foram noticiados em primeira mão a partir da rede de missionários e voluntários que operam na África e na América do Sul, tais como a as guerras da Guiné-Bissau, da Serra Leoa, do Zaire e da Libéria, além das denúncias aos regimes totalitários, como o do Sudão, a guerra civil no Uganda ou o assassinato do Núncio Apostólico no Burundi.

Outra grande referência é a AsiaNews, agência informativa do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras, especializada em assuntos da Ásia (sociedade, cultura e religiões). Nascida em 1986, tem desde o dia 1 de Novembro de 2003 um sítio em italiano, inglês e chinês na Internet, www.asianews.it, com notícias diárias relativas a acontecimentos, problemas, experiências, estudos e testemunhos do maior continente do mundo.
A agência conta com alguns dos maiores especialistas católicos no mundo asiático, lançando um olhar especial à acção ao empenho específico do PIME nestas latitudes, com centenas de missionários, igrejas e dioceses.

Na região onde vive mais de metade da população do planeta, o número de católicos não supera os 2 por cento, salvo raras excepções. Em www.asianews.it, graças a missionários e correspondentes, é possível recolher os testemunhos dessa minoria cristã, rica de tradições e de coragem. A AsiaNews assume como objectivo fugir ao exotismo que, muitas vezes, caracteriza a informação sobre a Ásia, procurando apresentar, em concreto, o compromisso pelo anúncio directo de Jesus Cristo no encontro (e muitas vezes confronto) das Igrejas com as religiões tradicionais.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia