Papa nomeia novo bispo para Aveiro (Portugal)
2006-09-22 22:31:38

Segundo informou a Santa Sé esta quinta-feira, Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Aveiro (Portugal), apresentada por Dom António Baltasar Marcelino, em conformidade com o can. 401.1 do Código de Direito Canônico.

O Papa nomeou bispo de Aveiro Dom António Francisco dos Santos, até o momento bispo auxiliar de Braga.

Segundo refere biografia difundida por Agência Ecclesia, Dom António Francisco dos Santos preside à Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Portuguesa e é vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã.

O novo bispo de Aveiro é natural da Freguesia e Paróquia de Tendais, Concelho de Cinfães, Diocese de Lamego, onde nasceu a 29 de agosto de 1948.

Foi ordenado sacerdote na Catedral de Lamego, a 8 de dezembro de 1972. Em Julho de 1974 foi enviado para Paris para continuar os estudos de Filosofia e Sociologia.

Concluiu a Licenciatura de Filosofia na Faculdade de Filosofia do Instituto Católico de Paris, em 1977, e o Mestrado em Filosofia Contemporânea, na mesma Faculdade em 1979. Foi aluno da Escola Prática de Altos Estudos em Ciências Sociais e do Centro Nacional de Investigação Científica de Paris (C.N.R.S.), onde obteve o Diploma de Sociologia Religiosa.

A 21 de dezembro de 2004 foi nomeado bispo titular de Meinedo e auxiliar da Arquidiocese de Braga, por João Paulo II. Foi ordenado bispo, na Sé de Lamego, no dia 19 de março de 2005.

ZP06092117

Fonte Zenit