Catecismo on-line
2006-09-19 22:35:18

Em www.ecclesia.pt/catecismo é possível consultar os 598 parágrafos em que a fé católica está sintetizada. Trata-se da apresentação on-line do "Compêndio do Catecismo da Igreja Católica", publicado em 2005. Com o conteúdo, disponibilizam-se ferramentas de consulta e de pesquisa.

O Compêndio do Catecismo resulta de um trabalho de síntese do vasto volume do "Catecismo da Igreja Católica" publicado em 1992. Este é um documento que faz uma "exposição completa e íntegra da doutrina católica, que permite a todos conhecer o que a mesma Igreja professa, celebra, vive, reza na sua vida quotidiana".

Tendo em vista uma maior valorização e divulgação da doutrina da Igreja Católica, o Papa João Paulo II pediu a uma comissão de peritos, presidida pelo então Cardeal Ratzinger, que elaborasse uma síntese dos conteúdos da fé. O trabalho decorre durante dois anos até à publicação do "Compêndio do Catecismo da Igreja Católica".

É esta síntese, em português, que agora se disponibiliza on-line.

O endereço www.ecclesia.pt/catecismo proporciona o encontro com as respostas a todas as interrogações sobre a doutrina católica. São 598 e agrupam-se em 4 partes: "profissão de fé", "celebração do mistério cristão", "vida em Cristo" e "oração cristã".

Para além dos conteúdos apresentados de forma directa e simples, a visita a esta página permite listar todas as questões sobre a doutrina católica, consultar directamente cada uma das partes ou as secções de cada uma das partes.

A pesquisa, dentro desta página, possibilita o encontro imediato com as questões formuladas por cada um dos cibernautas. Para saber o que diz este Compêndio do Catecismo da Igreja Católica sobre qualquer assunto, basta “perguntar” ao motor de pesquisa.

Nesta página estão também os restantes conteúdos publicados no Compêndio: as orações rezadas pela comunidade católica e as “Fórmulas da Doutrina Católica”.