paroquias.org
 

Notícias






Vaticano homenageia Cardeal Sodano e assegura continuidade
2006-09-09 14:08:30

A poucos dias de deixar o cargo de Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Angelo Sodano apresenta um resumo da sua visão sobre "a presença da Santa Sé na vida dos povos" com o livro "O Fermento do Evangelho", lançado esta manhã. A obra disponibiliza uma série de intervenções de carácter diplomático e eclesial do Cardeal Sodano, que mistura memórias com reflexões teológicas e espirituais.

O actual Secretário de Estado do Vaticano deixa atrás de si mais de 15 anos de trabalho como o máximo expoente da actividade diplomática e política da Santa Sé com João Paulo II e Bento XVI, num período de grande mudança na história mundial.
No lançamento da obra, no Vaticano, marcaram presença D. Gabriele Giordano Caccia, assessor da secção para os assuntos gerais da Secretaria de Estado, e D. Pietro Parolin, subsecretário para as relações com os Estados da mesma Secretaria. Este último sublinhou "o robusto realismo cristão" do Cardeal Sodano,
"O Fermento do Evangelho" recolhe 12 discursos que vão desde os finais da Guerra Fria ao crescimento do terrorismo internacional. Deles emerge a centralidade da pessoa humana, como "princípio inspirador da acção diplomática da Santa Sé".
Respondendo aos jornalistas. D. Parolin afirmou que esta acção foi "reforçada" nos últimos tempos. Por outro lado. D. Gabreiele Caccia frisou que a força da diplomacia vaticana está em nunca procurar "o interesse de um só povo", mas de toda a humanidade.
O Cardeal Sodano teve uma longa carreira diplomática ao serviço da Santa Sé, passando pelo Equador, Uruguai e Chile antes de chegar àquela que hoje é a Secretaria de Estado, como membro da Missão da Santa Sé junto dos Governos da Roménia, Hungria e RFA.
Após a reforma da Cúria Romana, com João Paulo II, foi secretário do Vaticano para as relações com os Estados, dando particular atenção à Comissão Pontifícia para a Rússia, da qual foi presidente.
Tornou-se Secretario de Estado do Vaticano a 29 de Junho de 1991. Após a eleição de Bento XVI foi reconfirmado no cargo e é hoje o Decano do Colégio dos Cardeais.
O subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados assegurou ainda que a mudança de liderança, com o Cardeal Tarcisio Bertone, não significa alteração no "estilo da presença da Santa Sé, a nível diplomático".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia