Santa Sé apresenta tema para a semana de oração pela unidade dos cristãos de 2007
2006-07-27 21:00:14

A Semana de oração pela unidade dos cristãos do próximo ano terá como tema uma passagem do Evangelho de São Marcos: “Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem (Mc 7, 37)”.

O Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos convida a “orar pela unidade dos cristãos e buscá-la juntos, e, também, a unir nossas forças para dar uma resposta aos sofrimentos humanos”. Por isso, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2007 deseja “fazer ressaltar a ligação essencial existente entre, de uma parte, a oração pela unidade dos cristãos e a sua busca concreta e, por outro lado, as iniciativas de sustento daqueles que estão na indigência e no sofrimento”.

Tradicionalmente, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada de 18 a 25 de Janeiro. Estas datas foram propostas em 1908 por Paul Wattson abrangendo o período entre a festa de São Pedro e a de São Paulo. Esta escolha tem, portanto, um significado simbólico. No Hemisfério Sul, onde o mês de Janeiro é um período de férias de verão, prefere-se adoptar uma outra data, por exemplo, nas proximidades da festa do Pentecostes (sugerida pelo movimento Fé e Constituição, em 1926) que representa também uma outra data simbólica para a unidade da Igreja.

Origem dos textos

O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos do próximo ano chegam da experiência das comunidades cristãs da região de Umlazi, próxima de Durban, na África do Sul. Cada ano, um primeiro projecto de textos para a Semana de Oração é preparado por um grupo local particular depois é adaptado para uso internacional antes de ser distribuído para todo o mundo onde ele é finalmente adaptado para ser utilizada em nível local. Os textos deste ano reflectem as preocupações e a experiência de um povo atormentado por um imenso sofrimento.

Quando, recentemente, os responsáveis de diversas comunidades cristãs de Umlazi se reuniram para reflectir sobre o que poderiam eles fazer juntos para enfrentar os desafios que esmagam sua população, constataram que um dos factores agravantes da sua situação actual é a vergonha que impede as pessoas maltratadas, vítimas de violações ou contaminadas pela SIDA de falar abertamente dos seus problemas. As convenções culturais locais afirmam que assuntos ligados à sexualidade são totalmente inconvenientes.

Considerando que as pessoas – e em particular os jovens – são clara ou silenciosamente encorajadas a guardar o silêncio sobre os problemas que eles encontram, os responsáveis locais das Igrejas de Umlazi criaram um tempo de oração ecuménica tendo por tema central “romper o silêncio”. Durante esta celebração, os jovens de Umlazi são encorajados a falar daquilo que é considerado “inominável” e a buscar ajuda, tendo consciência que manter o silêncio poderia ser simplesmente sinónimo de morte.

No esquema de celebração ecuménica e em cada um dos seus oito dias, foi adoptado como princípio a incorporação de referências explícitas quanto à necessidade de continuar a trabalhar e rezar pela unidade de nossas Igrejas, com as vozes dos habitantes de Umlazi e de outras regiões.

“Esperamos que a Semana de Oração deste ano ajude a romper este silêncio opressivo e chame a atenção sobre a ligação intrínseca que existe, de um lado, entre oração e busca da unidade dos cristãos e, do outro, o apelo dos cristãos e das Igrejas a trabalhar juntas enquanto instrumentos da compaixão divina e da justiça no mundo”, revelam o Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas, que preparam em conjunto os subsídios para a Semana de Oração.