Evangelização para os novos tempos - Multifestival GauDeo
2006-07-24 22:30:53

Decorreu ao longo do passado fim-de-semana, em Fátima, o Multifestival GauDeo, encontro que mistura cor, alegria e música cristã continua a decorrer em Fátima até Domingo. O objectivo dos seus promotores é promover a criatividade, dando a conhecer “diversos recursos que podem ser utilizados no anúncio do Evangelho”.

Este festival misturou espaços onde foram apresentadas algumas técnicas e realização de materiais que poderão ser utilizados na evangelização com a formação sobre diversas áreas, nomeadamente na promoção e dignificação da vida humana. Concertos, teatro, exposições de pintura, fotografia e design gráfico deram vida ao festival, que incluía espaços de oração.

Alexandra Quaresma, da organização do evento, explica à Agência ECCLESIA que um dos objectivos era “criar unidade na Igreja com os diversos carismas que existem”. Como já tinha acontecido no ano passado, marcaram presença “pessoas de diversas áreas”.

O Multifestival GauDeo é organizado por várias entidades, ligadas pelo anúncio da Boa Nova através da arte e das novas tecnologias de informação, KERYGMA - Associação Cultural; Movimento da Mensagem de Fátima (sector juvenil); Sopro do Espírito - Associação Cultural; NÓS - Produção e Distribuição Católica; TV Canção Nova.
A organização exige, por isso, um trabalho redobrado, dado que em Portugal ainda há, como sublinha Alexandra Quaresma, “pouca habituação a encontros que não sejam de um só movimento”.

Esta foi uma oportunidade para conhecer o que de mais recente se tem feito em vários âmbitos da evangelização, com especial destaque para a chamada "música de mensagem" - hoje, são já vários os que tocam Hip Hop, Rap, Reggae, Rock ou mesmo Heavy Metal com mensagens cristãs. “O festival supreende pela diversidade: no aspecto festivo, os concertos são o momento mais congregador, pelo movimento e pela cor”, admite Alexandra Quaresma.

Esta responsável diz que os vários participantes, contudo, tiveram oportunidade para se surpreenderem com muitas outras iniciativas. “Este ano tivemos uma exposição de uma artista que faz obras de arte sacra, apresentando, inclusive, protótipos de intervenções em igrejas; a fotografia foi outro aspecto que despertou a atenção e, nos momentos clássicos tivemos duas poetisas”, relata.

Alexandra Quaresma lembra ainda que várias das oficinas foram dedicadas a temas que não são ligadas, de imediato, à Igreja, como o Folclore ou o Karaté.