Cursos teológicos com ensino à distância
2006-07-20 22:38:59

De Outubro de 2006 a Junho de 2007, a Faculdade de Teologia da UCP irá levar a efeito a terceira edição do curso «Síntese Catequética Avançada». “Gostaríamos que existisse um núcleo estruturante nas nossas comunidades que tivesse uma formação mínima mas exigente” para que estas “não perdessem a sua qualidade em termos doutrinais” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Peter Stilwell, Director da Faculdade de Teologia da UCP. Neste ambiente cultural – “cada vez mais destituído de referências claras à tradição cristã” – é essencial que “os leigos - os padres começam a escassear – tenham cada vez mais formação” – acrescentou.

No primeiro ano inscreveram-se para a «Síntese Catequética Avançada» cerca de 270 alunos mas no segundo as inscrições baixaram. Trata-se de um curso de síntese sobre a doutrina contida no Catecismo da Igreja Católica, de iniciação à Bíblia e de leitura das etapas principais da História da Igreja, de modo a transmitir um sentido do desenvolvimento teológico das doutrinas e do contexto histórico e eclesial da sua formulação, assegurar um conhecimento mínimo da Bíblia e estimular o aluno a descobrir os ecos deste património doutrinal na arte, na cultura e na apreciação crítica da vida social. Ao todo são sete sessões temáticas e as pessoas que o completaram “descobriram que é um curso exigente” – frisou o Pe. Peter Stilwell.

Ao nível dos destinatários, o Director da Faculdade realçou que “temos tido pessoas muito diferenciadas”. Umas porque estão interessadas em aprofundar a sua fé e outras que assumem que têm responsabilidades. Alguns salientam que “não têm uma grande relação de fé com a Igreja mas gostariam de aprofundar ou perceber os termos cristãos” – sublinhou. Numa época em que, cada vez mais, a Igreja Católica conta com a intervenção esclarecida dos leigos na vida das comunidades e no diálogo com a sociedade, “oferecemos uma formação exigente, mas acessível pela Internet”.

Para além desta iniciativa, a Faculdade de Teologia irá realizar também mais uma edição do curso de «Turismo e Património Religioso». Este ano “candidatámo-nos ao fundo de apoio às autárquicas e teremos de esperar pela resposta” – afirmou o Pe. Peter Stilwell. As inscrições começam no próximo mês de Setembro e ao longo do curso far-se-á abordagens à tradição cristã, judaica e islâmica. “Temos roteiros que abrangem essas três tradições e conteúdos e que atingem coisas mais genéricas (Rito, Liturgia) e actividades de património que não são de construção (romarias e festas)” – concluiu.