Jornalismo, internet e Igreja
2006-07-18 22:33:02

A relação entre internet, jornalismo e comunicação na Igreja Católica estará em debate nas próximas Jornadas Nacionais de Comunicação Social. É uma iniciativa que marca o ano de actividades deste Secretariado (órgão executivo da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais na área dos media e no relacionamento com os profissionais de comunicação), que coloca no centro do debate aspectos relevantes para o presente da comunicação social em Portugal e o tema do ano para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Este ano, as Jornadas Nacionais foram programadas a pensar nos muitos profissionais da comunicação social ligados a publicações e programas em meios de inspiração cristã e no “universo de jornalistas que abordam habitual ou casualmente temas de carácter religioso e que poderão estar interessados em dialogar sobre meios, métodos, aproximações, fontes, acerca do fenómeno religioso”.

Na carta/convite para estas Jornadas, apresentam-se assim uma manhã e uma tarde de estudo. No primeiro dia (21 de Setembro) os trabalhos começam após o almoço com uma comunicação do biblista José Tolentino Mendonça. “Lançai as redes (Lc 5,4)- Persistência e actualidade de uma metáfora cristã” é a temática que abordará. Depois, Paulo Rocha fará uma apresentação das diferentes presenças na internet de instituições da Igreja Católica em Portugal ou com elas relacionadas.

A noite desse dia será para debater parcerias. O tema decorre de muitos esforços entre os títulos da imprensa de inspiração cristã e das conclusões do último Congresso da Associação da Imprensa de Inspiração Cristã: criar parcerias entre os jornais e revistas para angariação de publicidade e para fornecer conteúdos e fotografia. Existem grupos de trabalho para cada uma dessas três áreas, que farão propostas a debate nessa noite.

Na manhã do segundo dia, Calado Rodrigues, Director do Mensageiro de Bragança, fará uma apresentação, seguida de debate, sobre “Internet e jornalismo”, a partir do trabalho de investigação que realizou recentemente para o seu Mestrado, em Roma.

Um workshop episcopal é o último momento das Jornadas: durante uma hora, D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e D. Carlos Azevedo, membro desta Comissão e Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, estão disponíveis para dialogar com os profissionais dos media presentes.

Outras informações sobre estas Jornadas em: http://www.ecclesia.pt/jornadas06