Jornalistas têm nova referência no Vaticano
2006-07-11 22:29:20

A anunciada remodelação dos serviços de informação do Vaticano conheceu hoje um novo capítulo com a nomeação do Pe. Federico Lombardi como director da sala de imprensa da Santa Sé, substituindo Joaquín Navarro-Valls, que desempenhava o cargo desde Dezembro de 1982.

O primeiro gesto do Pe. Lombardi, que é também director geral da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano, foi escrever aos jornalistas acreditados junto da sala de imprensa para lhes assegurar que “há muito tempo trabalho, como vós, para que a actividade do Santo Padre e a realidade da Igreja possam ser conhecidas e compreendidas de forma objectiva e adequada”.

Após manifestar a sua gratidão ao Papa e aos seus superiores pela “confiança” que nele depositam, o novo director da sala de imprensa da Santa Sé dirigiu-se a Navarro-Valls, para homenagear o seu “longo serviço neste campo, com capacidade, inteligência e dedicação excepcionais”.

Aos jornalistas disse que “não posso pretender imitar” Joaquín Navarro-Valls, mas assegurou que “podem contar com o meu empenho”.

O padre Federico Lombardi, jesuíta, nasceu em 1942 e foi ordenado padre em 1972. De 1984 a 1990 foi Superior provincial da Companhia de Jesus na Itália e, em 1991, foi nomeado director de programas da Rádio Vaticano.

Em 2001 foi nomeado como director geral do Centro Televisivo Vaticano e, em 2005, como director geral da Rádio Vaticano.

Adeus ao «eterno» porta-voz do Vaticano

Joaquín Navarro-Valls disse, por seu lado, que agradece a Bento XVI por ter acolhido a sua vontade de “deixar o cargo” após um número tão grande de anos à frente da sala de imprensa da Santa Sé.

O mundo habitou-se a olhar para este homem que gere a informação sobre o Papa e a actividade do Vaticano. Joaquín Navarro-Valls, de 69 anos, esteve mais de duas décadas ao serviço directo do Papa, como porta-voz e homem de confiança para uma série de temas eclesiais.

Psiquiatra de formação, Navarro-Valls apaixonou-se pelo jornalismo e foi correspondente em Roma do jornal ABC antes de ser presidente da Associação de Correspondentes Estrangeiros na Itália, cargo que ocupava quando conheceu João Paulo II, em 1978.

Quando se preparava para regressar à Espanha e dedicar-se ao ensino de medicina, Navarro-Valls recebeu o convite que mudaria sua vida: João Paulo II, que o tinha conhecido quando era Cardeal, durante um Sínodo, queria-o para tomar conta da Sala de Imprensa.

Desde que assumiu o cargo, Navarro-Valls modernizou significativamente o funcionamento da Sala de Imprensa e trouxe para sua actividade um nível de profissionalismo que foi reconhecido por todos os jornalistas do meio. Esta revolução na forma de comunicar da Santa Sé passou por uma maior agilização na transmissão das notícias, o que acabou por originar uma presença mediática universal como a Igreja nunca tinha tido antes.

O director cessante da Sala de Imprensa da Santa Sé remodelou o espaço reservado pelo Vaticano aos jornalistas, criou uma agência de notícias da Santa Sé (Vatican Information Service) e deu um grande impulso à página Web do Vaticano, hoje por hoje uma das que tem maior número de visitas no mundo. O trabalho com João Paulo II, o Papa mais mediático de sempre, também fica registado para a história.

Sala de imprensa da Santa Sé

A história da sala de imprensa da Santa Sé começa quando, a 20 de Fevereiro de 1939 foi instituído o “Serviço de Informação” de “L'Osservatore Romano”, com a missão de transmitir informações aos jornalistas acreditados.

Em 1966, a sala de imprensa, já instituída como órgão informativo do II Concílio do Vaticano, englobou o serviço precedente e começou a funcionar, efectivamente, como sala de imprensa da Santa Sé.

Segundo as novas directivas aprovadas por João Paulo II, em 1986, a sala de imprensa da Santa Sé é “o serviço da Santa Sé encarregado de difundir as notícias que dizem respeito aos actos do Sumo Pontífice e à actividade da Santa Sé”, gozando de uma “autonomia operativa própria”.

O “Vatican Information Service” foi instituído em 1990 como um novo sistema informativo, que fornece, todos os dias, notícias sobre a actividade do Papa e da Santa Sé em inglês, francês, espanhol e italiano, via email, via fax e na Internet.

A sala de imprensa da Santa Sé publica, diariamente, um boletim.