Anglicanos aprovam mulheres bispos
2006-07-11 22:18:42

A Igreja de Inglaterra aprovou a possibilidade de ordenar mulheres bispos. A votação decorreu ontem, durante um sínodo em York, Norte do Reino Unido. Mas esta aprovação não significa que haja eleição imediata de qualquer mulher.

Há uma década que a Igreja Anglicana ordena sacerdotes do sexo feminino e uma em cada seis paróquias é dirigida por uma mulher. Mas, apesar de elas estarem cada vez mais presentes, a Igreja tem mantido algumas reservas e evitado que as mulheres ascendam a lugares mais altos na hierarquia.
Ontem, durante o sínodo, as três câmaras reunidas- a dos leigos, a dos padres e a dos bispos - votaram a favor de uma moção que dizia que a ordenação de mulheres bispos é compatível com os ensinamentos da Igreja. Agora é preciso dois terços da maioria para que a moção seja regulamentada e o processo pode levar anos.
Este tema, bem como o da ordenação de padres homossexuais ou a possibilidade de celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo, tem sido dos mais fracturantes entre os tradicionalistas e os liberais da comunidade anglicana, que tem mais de 77 milhões de fiéis.
Os mais conservadores lembram que Jesus teve 12 apóstolos, todos homens, e que não há precedentes de mulheres bispos. "A Bíblia sublinha que, em casa e na Igreja, há diferenças entre os papéis das mulheres e dos homens. Há igualdade no que diz respeito à salvação, mas os papéis são diferentes", declara Rod Thomas, porta-voz de uma facção mais conservadora, que espera que as paróquias possam ter uma palavra a dizer quanto à nomeação de uma mulher bispo.
Mas muitos dos que são a favor desta alteração preferem esperar mais alguns anos a ter de ceder a este compromisso. "Não podemos ter uma Igreja onde as pessoas possam dizer se reconhecem ou não a autoridade de alguns bispos", justificam.
Os anglicanos do Canadá, EUA e Nova Zelândia já têm mulheres bispos; mas nas igrejas do mundo em desenvolvimento as mulheres não são sequer autorizadas a ser padres. A Igreja de Inglaterra tem um estatuto especial entre a comunidade anglicana e o Arcebispo da Cantuária é o líder espiritual, tal como o Papa o é dos católicos, mas não tem poder executivo.
O arcebispo, Rowan Williams, já tinha proposto uma comunidade a duas velocidades, em que as igrejas mais progressistas têm um estatuto diferente das mais ortodoxas.

Reuters

Fonte Público