Beja coloca paróquias em rede
2006-07-06 21:58:29

A diocese de Beja está empenhada na informatização das suas paróquias e conta que no próximo ano 2006/2007 possa vir a ser experimentado o módulo de gestão paroquial que colocará as paróquias em rede, e já no final do mês Setembro deverá ter o sítio a funcionar definitivamente.

No início desta semana o bispo de Beja presidiu a um encontro sobre a informatização daquela diocese, um projecto que surge agregado à diocese do Algarve e que visa informatizar as dioceses do Sul.
Neste encontro “foram feitas sugestões e aperfeiçoamentos” ao que é pretendido neste projecto e “marcámos o nosso calendário” disse à Agência ECCLESIA D. António Vitalino.

Segundo explicou o prelado, a diocese do Algarve concorreu com o projecto RIDISC – Rede Informática para Dioceses e Instituições Sócio-Culturais, ao Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI), e é através deste que Beja espera vir a alargar às paróquias e Instituições, a sua presença na Internet “para que possam ter alguma presença directa no site”.

Deste projecto, revelou D. António Vitalino, “foi já adjudicado o módulo do site”, e o da informatização das paróquias, para gestão paroquial encontra-se ainda em fase de análise. “Em Setembro será apresentado um trabalho mais concreto e serão feitas sugestões ao representante das dioceses, a partir da equipa que está a fazer a informatização, para ver se é aquilo que desejamos”, comentou. Em meados do próximo ano espera-se que “possa decorrer a fase experimental em algumas paroquias”.

Para além da diocese de Beja e do Algarve, também Évora e Santarém estão envolvidas neste projecto de informatização, e esperam os responsáveis que outras possam vir a aderir.