Bispo católico sul-africano vai propor preservativo prevenção contra a SIDA
2001-07-08 19:30:42

O bispo católico sul-africano Kevin Dowling vai propor aos bispos da África do Sul, a 24 de Julho, um projecto de luta política contra a SIDA que admite o preservativo como método de prevenção, revela hoje o jornal "Sunday Times".

Para o autor da proposta, coordenador adjunto da Comissão dos Bispos contra a SIDA, a África do Sul, onde se calcula que 1600 pessoas são infectadas diariamente, precisa que a Igreja católica incite as pessoas a agir responsavelmente, "não transmitindo a morte".

O Vaticano classifica o preservativo como "moralmente não lícito", considerando que "a castidade, dentro e fora do casamento, continua a ser o melhor remédio".

"Não espero que o projecto seja unanimemente aprovado pelos bispos.

Será um assunto controverso", comentou o bispo.

Segundo ele, em vez de ver crianças tornarem-se órfãs devido à SIDA, seria bem melhor utilizar o preservativo para prevenir a transmissão da doença e para "as mães continuarem a viver".

O bispo recordou que a Igreja católica gere a maior rede de programas de luta contra a SIDA na África do Sul, o país com mais seropositivos no mundo - 4,7 milhões em finais de 2000.

Fonte Lusa