paroquias.org
 

Notícias






Acólitos com espaço on-line
2006-07-04 22:18:27

Amito, cíngulo, dalmática, hissope, naveta, píxide, turíbulo, turiferário... São algumas palavras que integram a linguagem de um grupo e indispensáveis para o diálogo e para a acção desse grupo. A redacção destas palavras denuncia imediatamente que se trata de um vocabulário específico, a exigir a respectiva explicação. Em www.acolitos.liturgia.pt encontra-a.

O grupo em questão é o dos acólitos. Nesta página da Internet é a primeira palavra que aparece na secção "vocabulário" e para informar que "acólito é o ministro litúrgico que serve o presidente e o altar". E são muitas outras as palavras que fazem parte desta secção, para informar sobre o significado de muitas outras palavras, umas específicas das celebrações litúrgicas, outras com um significado próprio quando referidas por quem preside a uma celebração ou por quem o ajuda.

Mas este sítio da Internet, que o Serviço Nacional de Acólitos (do Secretariado Nacional de Liturgia) oferece a quem é acólito e a todos os que queiram perceber o que se passa durante as celebrações em que intervêm, é possível também conhecer iniciativas que reúnem acólitos de todo o país, diferentes grupos de acólitos e apontadores para páginas da Internet que se relacionam com o serviço destes participantes nas celebrações (como www.liturgia.pt, por exemplo).

O objectivo desta página, que surgiu há poucos dias, será sobretudo oferecer os conteúdos formativos para os acólitos. Eles estavam no Manual do Acólito (livro a que o sítio faz referência e indica como obter). Na Internet estão os conteúdos de um Curso para o acólito (do Pe. José de Leão Cordeiro) e indicam-se também um conjunto de normas que informam sobre as funções do acólito nas celebrações.

Conteúdos/materiais disponíveis em www.acolitos.liturgia.pt e no e-mail acolitos@liturgia.pt.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia