paroquias.org
 

Notícias






Papa apela à defesa da família tradicional
2006-07-03 22:25:11

O Papa Bento XVI apelou ontem aos governos para defenderem a estrutura tradicional de família, uma semana antes da sua deslocação a Espanha, onde encerrará o 5.º Encontro Mundial das Famílias. "Peço-vos que rezem por todas as famílias, para que vivam de acordo com a vocação que Deus nos deu e para que possam beneficiar de políticas que salvaguardem o seu papel fundamental na sociedade", afirmou o Sumo Pontífice, citado pela Associated Press, na habitual missa de domingo.

No próximo fim-de-semana Bento XVI estará em Valência, Espanha, país que há um ano legalizou o casamento homossexual. Justamente ontem, numa entrevista publicada no diário espanhol ABC, o cardeal colombiano Alfonso Lopez Trujillo, presidente do conselho pontifical para a família, disse que apenas existia um único modelo de casamento, entre um homem e uma mulher, "que vem de Deus e que é insubstituível".
O cardeal Trujillo é o organizador do 5.º Encontro Mundial das Famílias, que começou ontem em Valência. "A decisão do Papa de estar presente não tem nada a ver com um governo ou outro", explicou ao ABC, referindo-se às políticas seguidas pelo executivo socialista de José Luis Zapatero e que merecem a oposição da Igreja Católica. "O casamento não é um projecto de um parlamento ou de instituições que governam hoje mas que no futuro já não estarão no poder", sublinhou Trujillo.
A abertura do Encontro Mundial das Famílias este fim-de-semana coincidiu com a organização em Madrid da Marcha do Orgulho Gay, onde 1,5 milhões de pessoas, segundo os organizadores, afirmaram que, "em nome da diversidade, todas as famílias contam". Alguns participantes criticaram a visita do Papa a Valência.
"É preciso respeitar os homossexuais e ajudá-los", mas a ideia de uma união entre pessoas do mesmo sexo é uma "falsa alternativa", causadora de "grande confusão" junto dos jovens, sustentou Trujillo na entrevista. O Papa "não dirá nada "contra" ninguém, mas a "favor" de uma grande causa: a família, a vida humana, a felicidade e a fidelidade", adiantou.
Em Espanha já se casaram cerca de 4500 casais homossexuais, desde que a lei que autorizou estas uniões e a adopção por parte de pessoas do mesmo sexo entrou em vigor, a 4 de Julho de 2005. Quatro em cada cinco casamentos foram celebrados entre homens e apenas foram feitos três pedidos de divórcio, indicou a Federação de Lésbicas, Gays e Transexuais. Deram ainda entrada 50 processos de adopção, a grande maioria por parte de casais de mulheres.

PÚBLICO/AGÊNCIAS

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia