Compêndio do Catecismo da Igreja Católica celebra 1º aniversário
2006-06-28 22:35:31

O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica celebra hoje o seu 1º aniversário, tendo-se tornado uma das obras católicas mais vendidas no mundo inteiro, apenas ultrapassada pela encíclica “Deus caritas est”, de Bento XVI.

O Compêndio, apresentado em Roma no dia 28 de Junho de 2005, sintetiza, em 598 perguntas, as verdades fundamentais da fé, a liturgia, a moral e a oração católicas, tendo como base o Catecismo da Igreja Católica de 1992, publicado em mais de 60 línguas.

Este Compêndio surgiu, como explicou Bento XVI, pela “cada vez mais ampla e insistente exigência de um catecismo em síntese, breve, que apresentasse todos e só os elementos essenciais fundamentais da fé e da moral católica, formulados de forma simples, acessível a todos, clara e sintética”.

No nosso país, a obra já teve duas tiragens, num total de 50 mil exemplares, e está a ser preparada uma terceira tiragem desta edição, com 20 mil exemplares – 10 mil dos quais destinados a Angola. A edição da obra traduzida em português é da responsabilidade da Gráfica de Coimbra que disponibiliza o texto, aprovado pela Congregação para a Doutrina da Fé, em dois formatos. Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Valentim Marques, gerente daquela gráfica disse que o “formato de bolso é o que mais se tem vendido, cerca de 30 mil exemplares” enquanto que do formato maior terão sido vendidos “cerca de 20 mil exemplares”.

Apesar de reconhecer que as vendas ficaram “aquém das expectativas” - a contrastar com as encomendas feitas quando foi publicado o Catecismo da Igreja Católica -, este responsável acredita que se possa chegar aos 100 mil exemplares vendidos, desde que o Compêndio seja utilizado, pelas paróquias, como um recurso habitual na formação da fé.

A síntese da grande obra de 1992, patrocinada por João Paulo II, quer ser um instrumento para todas as idades e todas as pessoas interessadas em perceber “a doutrina cristã sobre a fé e a moral”, numa apresentação que se procura adaptar à vida actual dos cristãos.
Como o Catecismo, também o Compêndio se divide em quatro partes, de acordo com as leis fundamentais da vida em Cristo. A primeira parte, intitulada “A profissão da fé”, é uma síntese da fé professada pela Igreja Católica, retirada do Símbolo Apostólico ilustrado com o Símbolo Niceno-Constantinopolitano (217 perguntas). A segunda parte, intitulada “A celebração do mistério cristão”, apresenta os elementos essenciais da celebração sacramental e litúrgica (perguntas 218 a 356).
A terceira parte, intitulada “A vida em Cristo”, chama a atenção o empenho que os baptizados têm de manifestar nas suas atitudes e nas suas opções éticas de fidelidade à fé professada e celebrada (357-533). A quarta parte, intitulada “A oração cristã”, apresenta uma síntese vida de oração (534-598).

O Compêndio começa com o Motu Proprio promulgado por Bento XVI para a aprovação e publicação do mesmo, e com uma breve introdução do então Cardeal Joseph Ratzinger, datada do último domingo de Ramos (20 de Março de 2005), a quem João Paulo II tinha confiado, em 2003, a presidência da comissão de redacção.
A obra inclui um duplo apêndice, no qual se apresentam as “Orações Comuns” (desde o sinal da Cruz até ao acto de contrição) e “Fórmulas da doutrina católica” (os sete dons do Espírito Santo, as obras de misericórdia, as bem-aventuranças, etc.), também em Latim. O Papa pede que sejam aprendidas nessa língua para “ajudar à sua recitação comum” por fiéis de todo o mundo.
O site oficial do Vaticano (www.vatican.va) disponibiliza on-line o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. O texto está disponível em espanhol, alemão, francês, italiano, português e romeno.

Em Portugal, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica pode ser encontrado nas habituais livrarias católicas e outras não católicas, por 8 e 5,25 euros, nos formatos normal e de bolso, respectivamente.