paroquias.org
 

Notícias






Transmitir a fé na família - Tema central do V Encontro Mundial das Famílias (EMF), que, de 1 a 9 de Julho, deve reunir 1,5 milhões de pessoas na cidade espanhola de Valência
2006-06-27 22:30:01

A transmissão da fé na família será o tema central do V Encontro Mundial das Famílias (EMF), que, de 1 a 9 de Julho, deve reunir 1,5 milhões de pessoas na cidade espanhola de Valência.

No EMF, as famílias encontram-se para dialogar e aprofundar temas da actualidade, procurando conhecer e partilhar o papel da família cristã na nova evangelização.

O Encontro Mundial das Famílias foi uma criação de João Paulo II, em 1994, que se repete de três em três anos, juntando milhões de famílias. Reúne centenas de milhares de famílias dos cinco continentes para rezar, dialogar, aprender, compartilhar e apro-fundar o entendimento do papel da família cristã como Igreja doméstica e unidade base da evangelização.
Cada EMF é organizado pelo Conselho Pontifício para a Família com a colaboração da diocese eleita como sede. O próximo EMF é realizado em Valência por decisão de João Paulo II, ratificada, posteriormente, por Bento XVI.

Bento XVI, ao renovar a convocatória para este Encontro, considerava essencial renovar a "estupenda novidade", o "Evangelho da Família" de que falava João Paulo II na sua exortação apostólica "Familiaris Consortio", cujo 25º aniversário se celebra este ano.
"Todos os povos, para dar um rosto verdadeiramente humano à sociedade, não podem ignorar o bem precioso da família, fundada sobre o matrimónio", lembrava o Papa, frisando que "o matrimónio e a família são insubstituíveis e não admitem outras alternativas".
"A família cristã tem, hoje mais do que nunca, uma missão nobilíssima e iniludível, como é a de transmitir a fé, que implica a entrega a Jesus Cristo, morto e ressuscitado, e a inserção na comunidade eclesial. Os pais são os primeiros evangelizadores dos filhos, dom precioso do Criador (cf. GS 50), começando pelo ensinamento das primeiras orações. Assim se vai construindo um universo moral, enraizado na vontade de Deus, onde o filho cresce nos valores humanos e cristãos que dão pleno sentido à vida", escrevia o Papa.

A organização do EMF quer que as famílias se encontrem como "igreja doméstica e santuário da vida" e, nos símbolos escolhidos para o Encontro, destacam a importância da família como "célula da sociedade".
O logotipo, que segue a ideia do globo terrestre, utiliza várias cores, para simbolizar as diversas culturas e raças - dado que este acontecimento é uma iniciativa mundial. No meio, uma cruz pretende lembrar que "a família cristã tem essa marca, para ser presença do Senhor em todo o mundo".

Congresso teológico-pastoral

Especialistas de 30 países participarão, de 4 a 7 de Julho, no Congresso Internacional teológico-pastoral sobre a Família, um dos pontos principais do programa do V EMF Valência-2006.

No evento intervirão Cardeais, Bispos, teólogos, fundadores de movimentos eclesiais, médicos, psicólogos, políticos, jornalistas e representantes pastorais da Alemanha, França, Inglaterra, China, Filipinas, Índia, Estados Unidos, Colômbia, Cuba, Tanzânia, Camarões ou Austrália, entre outros países.
Os especialistas analisarão a família na sua relação com aspectos sociais, edu-cativos, legislativos, demográficos, económicos, jurídicos ou bioéticos. Do mesmo modo, representantes de diversas confissões cristãs contribuirão com a sua reflexão sobre a família, de um ponto de vista ecuménico.

O Congresso teológico-pastoral será inaugurado pelo Arcebispo de Valência, D. Agustín García-Gasco, e pelo presidente do Conselho Pontifício para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo.
Além disso, dentro do mesmo evento internacional, realiza-se o "Congresso dos Filhos"(de 16 a 25 anos de idade) e o "Congresso dos Avós", onde se abordarão os desafios actuais da juventude e o papel dos avós na sociedade, respectivamente. Também terá lugar uma feira internacional, dedicada integralmente às famílias, e um Rosário das famílias, a 7 de Julho.

Programa do Papa

O programa oficial da visita de Bento XVI a Valência, por ocasião do V EMF é, como tem sido hábito nas viagens do Papa, muito curto - apenas 30 horas -, mas preenchido, incluindo encontros com os Reis de Espanha e o primeiro-ministro Zapatero.

A terceira viagem do pontificado inicia-se na manhã de sábado, 8 de Julho, e conclui-se na tarde do dia seguinte. No centro da agenda está a vigília de sábado e a missa dominical, com tudo o resto - incluindo aspectos políticos da visita, muito questionados nas últimas semanas - a passar para segundo plano.

O Papa chegará ao aeroporto de Manises-Valência por volta das 11h30 (menos uma em Lisboa) de sábado, de onde se deslocará para a Catedral de Valência. Aí receberá as chaves da cidade e rezará na capela do Santo Cálice e na da "Virgen de los Desamparados", padroeira de Valên-cia, lendo depois uma mensagem aos Bispos do país. Em seguida, o Papa recitará o Angelus na praça da Catedral e saudará os fiéis.

Na tarde de sábado estão previstas a visita de cortesia dos Reis, no palácio da Generalitat de Valência e o encontro com o primeiro-ministro Rodriguez Zapatero - o primeiro neste pontificado.

À noite, na área da Cidade das Artes e das Ciências, Bento XVI presidirá ao encontro de festa e de testemunhos que concluirá o V EMF. Prevê-se a participação de quase um milhão de pessoas, que estarão também presentes na Missa dominical, de manhã.

Após a recitação do Angelus, o Papa segue de imediato para o aeroporto, partindo rumo a Roma.

Catequese mundial

As catequeses preparatórias do V Encontro Mundial das Famílias (EMF), que a cidade de Valência acolherá em 2006, estão disponíveis na página oficial do encontro, www.emf2006.org

Os textos, nove ao todo, elaborados pelo Conselho Pontifício para a Família e pela Arquidiocese de Valência, estão traduzidos em inglês, francês, alemão, italiano e português. A intenção do Conselho Pon-tifício é que as catequeses sejam utilizadas pelas paróquias de todo o mundo.

O programa catequético inclui um índice com os temas e estrutura de cada uma das sessões. Os títulos correspondentes às catequeses são os seguintes: "A família, primeira e principal transmissora da fé"; "Deus Uno e Trino"; "A pessoa de Jesus Cristo, centro e síntese da fé cristã"; "O Espírito Santo e a Igreja"; "Os sacramentos, momentos especiais para a transmissão da fé"; "Os mandamentos da Lei de Deus"; "O Domingo: Eucaristia e outras expressões"; "A piedade popular e a santíssima Virgem Maria".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia