Grupos Bíblicos à procura dum futuro
2006-06-27 21:36:22

Cerca de 2000 pessoas, pertencentes aos Grupos Bíblicos de todo o país, estiveram este fim de semana em Fátima no XXVII Encontro Nacional, que marcou o encerramento das actividades do movimento bíblico nacional, promovidas ao longo deste ano pastoral 2005/2006.

“Os vários secretariados vão trabalhando durante o ano e, depois, fazemos a festa da Palavra de Deus, com a reunião de todos os Grupos Bíblicos que estão dispersos no país”, explicou à Agência ECCLESIA o Frei Manuel Arantes, religioso Capuchinho responsável pela organização do Encontro Nacional.
Subordinado ao tema «Da Palavra à Eucaristia» o encontro deste fim de semana teve “quatro momentos importantes”, disse: “a entronização da Bíblia, as apresentações dos grupos, a vigília, e a Eucaristia”.

O Movimento Bíblico no nosso país assenta, sobretudo, nos Secretariados Bíblicos Regionais, que, a partir da Semana Bíblica Nacional, descentralizam a reflexão e acção nas várias Semanas Regionais, Encontros de zona, Escolas Bíblicas e grupos bíblicos paroquiais.

O Secretariado Bíblico Nacional, da responsabilidade dos Franciscano Capuchinhos, criado em 1979 e orientado por frei Acílio Mendes, retomou a Semana Bíblica Nacional interrompida em 1956 e organizou os Secretariados Bíblicos Regionais (1979), o Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos (1980), Retiros Bíblicos (1982), Semanas Bíblicas Regionais (Luxemburgo, 1982-2000); Madeira, 1988; Barcelos, 1992; Porto, 1993; Açores, 1994; Gondomar, 1995-2001; Caxinas, 2002), Cursos de Agentes de Pastoral Bíblica (1981) e as Escolas Bíblicas ou Escolas da Palavra.

Grupos em dificuldade

Actualmente, os Grupos Bíblicos começam a enfrentar uma dificuldade sentida, um pouco em toda a Igreja, relacionada com o envelhecimento dos seus membros. “Os grupos estão um pouco envelhecidos” lamenta aquele responsável. “Os primeiros foram de muito entusiasmo, mas até os Capuchinhos já não assistem totalmente a este movimento, têm dificuldade de acompanhar e isso depois reflecte-se nos grupos”, frisa.

Devido a esse problema “estamos a tentar criar um grupo de leigos que pegue no movimento”, revelou. No entanto, refere que já outras soluções foram ponderadas: “Também tivemos a tentação de entregar isto ao Episcopado”. Por enquanto, a tentativa é a de “criar um grupo responsável, formado por leigos”, acrescentou.

Presentes em quase todo país, os Grupos Bíblicos já tiveram Secretariados Regionais em todas as dioceses, mas “alguns foram acabando”, e o trabalho que agora se vai realizando é feito com esses secretariados “mais activos e mais vivos”, pois são esses que estão a manter o fogo”.

Semana Bíblica Nacional

« A misericórdia de Deus num mundo de violência» é o tema da próxima XXIX Semana Bíblica Nacional, a decorrer em Fátima nos dias 27 de Agosto a 1 de Setembro de 2006. Segundo o Frei Manuel Arantes que tem em mão o programa deste encontro de formação anual, o tema deste ano foi escolhido para ir ao encontro do tema das comemorações 90º aniversário das aparições de Nossa Senhora em Fátima.