Patriarca de Lisboa promove alteração das vigararias
2006-06-22 22:37:23

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, acaba de promover uma alteração nas vigararias do Patriarcado, cujo número passa de 20 para 15. A vigararia é um conjunto de paróquias e outras unidades pastorais equiparadas em que se divide a Diocese, “para facilitar a assistência pastoral de uma actividade comum” (Directório para Ministério Pastoral dos Bispos – DMPB –, 217).

Constitui-se por vizinhança territorial e uma certa afinidade, esta fundamentalmente caracterizada pela semelhança de costumes e mentalidade dos fiéis, de meios sociais e necessidades económicas e administrativas, de tradições históricas e pastorais e, bem assim, pela facilidade de contacto dos sacerdotes entre si (cf. DMPB, 217).

O Cardeal-Patriarca de Lisboa quis rever o Estatuto das vigararias e dos vigários “para melhor poderem responder às exigências de dinamização pastoral da Diocese”.
Segundo este decreto, duas perspectivas presidiram à revisão: “valorização da função do vigário e redimensionamento das vigararias”.

O vigário é, como explica o Estatuto referido, “uma presença qualificada do Patriarca de Lisboa junto dos demais clérigos que exercem o ministério na Vigararia, e deve ser o primeiro a facilitar-lhe o desempenho do seu múnus de Pastor, nas circunstâncias concretas e segundo as possibilidades das paróquias e outras unidades pastorais locais, em particular velando por que se cumpram os planos e programas por ele aprovados e informando-o das aspirações e necessidades dos seus colegas”.

Quanto à redução do número de vigararias, fazendo-as coincidir com áreas mais vastas da Diocese, sugere-se que “no seu âmbito surjam «unidades pastorais»”.
“Um menor número de vigararias permitirá uma equipa de vigários que mais facilmente trabalhará com o Patriarca de Lisboa, no governo pastoral da Diocese”, assegura o decreto.