paroquias.org
 

Notícias






Patriarcado de Lisboa apresenta Programa Pastoral Diocesano 2006–2009
2006-06-22 22:34:43

O Programa Diocesano de Pastoral 2006-2009, com as respectivas Linhas Programáticas dos Departamentos da Cúria Diocesana, foi apresentado publicamente pelo Cardeal Patriarca de Lisboa na igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, no encerramento do Dia da Igreja Diocesana (10 e 11 de Junho de 2006).

(Na sequência da sessão de Lisboa do ICNE e da encíclica de Bento XVI, Deus caritas est)
“A natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus (kerygma-martyria), celebração dos Sacramentos (leiturgia), serviço da caridade (diakonia) dos outros.” (Deus Caritas Est, nº 25)
Objectivo fundamental:

Fazer da evangelização a expressão e o anúncio da caridade.

Objectivos sectoriais:

1. Continuação do aprofundamento e vivência da fé como caminho para a evangelização
a) Iniciar o processo de renovação da catequese, concebida como caminho de iniciação cristã que fidelize as pessoas a Jesus Cristo e à Igreja.

b) Dar prioridade ao anúncio da Palavra de Deus, como meio de dar uma maior autenticidade à vida cristã.

c) Continuar a promover experiências novas de missão evangelizadora.

2. Vivência da Liturgia como principal expressão da oração e momento da celebração e de festa.

a) Cuidar da beleza das celebrações e dando-lhes qualidade e profundidade.

b) Continuar a formação litúrgica dos agentes de pastoral, de modo a que sejam instrumentos de uma valorização dos momentos celebrativos das comunidades.

c) Valorizar outros momentos litúrgicos para além da celebração eucarística; proporcionar regularmente espaços de oração comunitária.

d) Cuidar da preparação dos sacramentos celebrados na comunidade, como expressão do amor de Deus e fonte de uma autêntica caminhada cristã.

3. Integração dos diversos carismas na vida da Igreja

a) Encontrar caminhos de acção pastoral em estreita comunhão com os carismas presentes na vida da Igreja.

b) Assumir a prioridade da evangelização em estreita colaboração com as forças vivas de que a Igreja dispõe.

c) Acolher os movimentos e outras iniciativas pastorais, aprofundando a comunhão eclesial, concretizada de modo particular na comunidade paroquial.

4. Vivência da caridade como anúncio do Evangelho

a) Tornar as instituições de solidariedade ligadas à Igreja como instrumentos de evangelização pela ajuda fraterna verdadeira.

b) Valorizar a pastoral hospitalar e prisional, bem como outras formas de presença nos momentos de sofrimento e solidão.

c) Formar os leigos de forma a que o exercício da caridade ultrapasse a dimensão institucional e penetre a vida no seu quotidiano.

5. Presença evangelizadora na cultura e nos meios de comunicação

a) Continuar o esforço em ordem a manter um diálogo fecundo da Igreja com os meios culturais, na consciência de que o anúncio do Evangelho se pode fazer através da cultura.

b) Utilizar as tecnologias de informação na evangelização e na divulgação da vida eclesial.

6. Revitalização das estruturas pastorais

a) Rever as bases estatutárias da Cúria e reformar os serviços diocesanos.

b) Continuar a fazer com que a estrutura paroquial responda à realidade do povo de Deus

Linhas Programáticas dos Departamentos da Cúria Diocesana

I. Evangelização e Comunidade - Departamento da Catequese

Tema do Ano: A missão é Amar!

Objectivos Fundamentais

- Fazer da catequese um instrumento ao serviço da evangelização enquanto expressão e anúncio da caridade.
- Intensificar a formação de catequistas.
- Revitalizar o serviço de catecumenado e de adultos.

1. «A missão é amar!»

Todo o ano pastoral será orientado tendo como base o objectivo fundamental do programa Pastoral: Fazer da Evangelização a expressão e o anúncio da caridade. Na catequese poremos o acento particular na necessidade da evangelização do amor e na virtude teologal da caridade na sua dupla face de amor a Deus e ao próximo.

2. A Formação dos catequistas

2.1. Curso de Iniciação
O curso de Iniciação destina-se a todos os cristãos que se propõem a dar catequese, com o imperativo de formação básica, para o exercício da missão de catequista. Tem a duração de 16 horas de formação que poderão ser calendarizadas segundo a conveniência dos catequistas e formadores.

2.2. Curso Geral de Catequese
- O Curso Geral de Catequese, com a duração de dois anos, destina-se a catequistas que já fizeram curso de Iniciação e se dispõem a continuar a sua formação.
- Publicação do Curso Geral I.

2.3. Formação a distância
Para grupos de catequistas que ao longo do ano quiserem fazer uma formação séria (bíblico-teológica e catequética) de acordo com a metodologia própria do ensino à distancia.

2.4. Acções Pontuais de Formação
Em colaboração com as equipas vicariais serão privilegiadas acções específicas de formação a desenvolver em encontros marcados previamente:
- Acções específicas vicariais
- Jornadas inter-vicariais de catequese.
- Jornadas Nacionais de Catequistas.
- Encontro Inter-diocesano de Catequese.

3. O Despertar Religioso (0-6 anos)
- Continuação da sensibilização e formação das famílias e dos educadores de Infância para a importância da espiritualidade como dimensão constitutiva, fundamental e necessária do ser humano. - Apresentar os conteúdos da fé cristã adequados a esta fase e a pedagogia a utilizar.
- Lançamento do subsídio Despertar da Fé 2.

4. Serviço de Catecumenado
- Revitalização do serviço diocesano de catecumenado.
- Lançamento de um guia sobre o Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos.

5. Serviço de adultos
- Levantamento das diferentes iniciativas de catequese de adultos na Diocese com o objectivo de programar de forma articulada iniciativas de formação de catequistas.
- Lançamento dum subsídio catequético para adultos.

6. Apoiar a estruturação das Vigararias para melhor coordenação e revitalização da catequese local.

7. Internet - Faz-te ao largo (www.faz-teaolargo.com)
Local privilegiado para um contacto quotidiano com o Departamento da catequese continuará a fornecer informações e subsídios de formação.

8. Voz da Catequese
Renovação gráfica e de conteúdos.

9. Retiros
Com o objectivo de alimentar a vida espiritual dos catequistas o Departamento da Catequese organiza três retiros ao longo do ano – Advento, Carnaval e Quaresma.

Departamento da Pastoral da Juventude
1. Lançar a caminhada para Sydney 2008, aproveitando a proposta do Papa Bento XVI para o tema do ano 2007: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” (Jo 13, 34)

2. Intensificar as relações e o trabalho com as Equipas Vicariais: ir às vigararias e paróquias, incentivar o fortalecimento das equipas debilitadas, ajudar a organizar a equipa onde não houver, fomentar a parceria com vigararias para a organização de actividades de âmbito diocesano

3. Promover o diálogo e cooperação com Movimentos juvenis

4. Continuar o esforço de Formação de Animadores de grupos juvenis e organizar, nesse âmbito, acções de evangelização

5. Renovar o site do Departamento e promovê-lo como instrumento de comunhão e divulgação

6. Divulgar o Itinerário Juvenil como proposta para os adolescentes que terminam o percurso normal da Catequese, desenvolvendo acções de apoio a essa transição, pela divulgação de materiais e pela formação de agentes, em parceria com o Departamento da Catequese, tendo presente a última fase da Catequese de Adolescência e a pastoral do Crisma

7. Promover maior coordenação e entendimento entre os vários serviços e áreas do Departamento (pastoral juvenil, vocacional e universitária), com actividades concretas

8. Intensificar a cooperação com outros departamentos e serviços na área juvenil (catequese, escutismo, pastoral escolar), em actividades concretas

9. Promover actividades ou encontros que possibilitem o convite a jovens que não crêem em Cristo ou estejam afastados da Igreja

10. Incentivar os agentes locais (paroquiais e vicariais) para a evangelização (dos jovens)

Serviço da Pastoral Universitária – Centro Universitário Católico

Assumir a Pastoral Universitária como lugar do anúncio do Evangelho a partir daqueles que no meio universitário se assumem como discípulos de Jesus aos seus colegas – docentes, estudantes e funcionários.
Neste ano privilegiaremos em parceria com a Comissão Nacional Justiça e Paz e a Faculdade de Teologia da UCP uma apresentação e aprofundamento do pensamento da Igreja acerca das questões sociais, apelando à diversidade dos saberes dos intervenientes do âmbito em que nos encontramos.

Departamento de Animação Missionária
1. Manter e aprofundar parcerias com as Paróquias e Vigararias (os principais parceiros), com o Departamento de Catequese (para que haja mais presença Missionária nos itinerários catequéticos), o SDPV, as Obras Missionárias Pontifícias (sobretudo em quanto diga respeito à vivência do ‘Outubro Missionário’ e da ‘Infância Missionária’), os Institutos Missionários Ad Gentes (sobretudo na realização de Semanas de Animação Missionária), a Fundação Evangelização e Culturas (sobretudo na criação de uma rede de Leigos Missionários e na concretização do Programa de geminação de Paróquias), o SDPJ (realização da Vigília e Pentecostes e iniciativas de carácter ecuménico);

2. Reunir e facultar informação de iniciativas na área da evangelização promovidas por movimentos na Diocese, e promover a partilha e a comunhão com os Departamentos de Animação Missionária de outras Dioceses.

3. Distribuir Cartazes para o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária, as caixas para os Peditórios de Rua (Semana Missionária Mundial) e os ‘Guiões Outubro Missionário’.

I. Evangelização e Sociedade - Departamento da Pastoral Familiar

Objectivo Fundamental:
Fazer da evangelização a expressão e o anúncio da caridade, com especial atenção aos casais novos

Objectivos Sectoriais:
1. Aprofundamento e vivência da fé em família, como caminho para a evangelização
1.1. CPB – encontro diocesano com as equipes paroquiais
1.2. Relação entre o Departamento da catequese e o da família
1.3. Cursos de formação para a vivência cristã do amor conjugal
1.4. Concurso “dos 0 aos 9”, “A Minha Primeira Morada” – concurso que visa dar a conhecer a vida intra-uterina; conhecer o que fomos desde a concepção e o que crescemos no útero materno permite-nos sentir e aprender de forma mais completa o valor intrínseco da Vida.
1.5. Encontros com os Casais Interlocutores, para aprofundar o objectivo fundamental do ano
1.6. Curso de Agentes da Pastoral da Família
1.7. Participação nas Jornadas da Pastoral da Família
1.8. Divulgação e promoção da Semana da Vida

2. Os sacramentos e a oração familiar
2.1. Livro de apoio à preparação do baptismo de crianças. O baptismo das crianças como momento celebrativo e ocasião evangelizadora
2.2. Divulgação dos cursos de noivos
2.3. Retiros para casais novos
2.4. Proposta de esquema para Missa da Família, a celebrar nas paróquias, com especial referência às celebrações das Bodas de Prata e de Ouro
2.5. Propostas de “promoção” da oração em família (calendários do Advento e da Páscoa)

3. Integração dos diversos carismas na vida da Igreja
3.1. Desdobrável com indicação de todos os movimentos da pastoral familiar
3.2. Conselho Diocesano da Família
3.3. Peregrinação das Famílias a Fátima

4. Vivência da caridade como anúncio do Evangelho, no cuidado da família e de situações especiais
4.1. Dotar a Pastoral da Família da Diocese de um núcleo operativo que possa dar resposta de forma integrada às dificuldades com que os casais e respectiva família, entendidos como um todo interrelacionado, são confrontados na vivência do seu matrimónio e assegurar a continuidade ao acolhimento das paróquias
4.2. Vinhas de Raquel (retiros para reconciliação com o Senhor de quem envolvido no drama do aborto)

5. Presença evangelizadora na cultura e nos meios de comunicação
5.1. Participação nas acções relacionadas com a defesa da vida em geral e com o possível referendo sobre o aborto
5.2. Criação duma página da Internet do Departamento
5.3. Criação dum Observatório da Família na sociedade, para perceber os caminhos a percorrer na acção da Igreja

6. Revitalização das estruturas pastorais
6.1. Pensar num organigrama/regulamento do Departamento e verificar a possibilidade de integrar mais algum serviço

Departamento da Pastoral Escolar - Secretariado Diocesano do Ensino Religioso

Objectivos fundamentais:
- Valorizar qualitativamente a presença institucional da Igreja na escola através da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e das acções de sensibilização e formação dirigidas aos agentes da pastoral escolar.
- Suscitar e apoiar iniciativas de intervenção pastoral na Escola.
- Organizar o Departamento da pastoral escolar.

Objectivos específicos:
- Contribuir para a formação integral dos alunos, sensibilizando-os para a responsabilidade do homem na preservação do ambiente natural e do desenvolvimento humano, dentro de um quadro significativo de reflexão proposto pela mensagem cristã através da realização do projecto Amar a Terra, Servir a Vida.

- Colaborar na formação, humana e cristã dos professores de EMRC, de modo a valorizar a sua missão educativa e o seu contributo na edificação de uma escola ao serviço da Vida, através da realização do projecto Amar a Terra, Servir a Vida.

- Promoção de acções de formação contínua de docentes para o ensino básico e secundário.

- Divulgação do documento da Conferência Episcopal Portuguesa - Educação Moral e Religiosa Católica - Um valioso contributo para a formação da personalidade, junto dos agentes da pastoral escolar.

- Campanha de sensibilização e promoção da pastoral escolar e da disciplina de EMRC a nível paroquial.

- Organização do encontro inter-escolas aberto a todas as escolas da Diocese.

Departamento da Pastoral Social
1. Renovação do elenco dos elementos do Departamento (dar mais importância ao papel dos diáconos?)

2. Aumentar o número de Vigararias que, estruturadamente para a actividade de natureza social, se entreajudem na acção e na formação.

3. Suscitar mais notícias sobre a actividade social das Instituições com vínculo canónico, especialmente as mais relevantes e exemplares (via Ecclesia e Voz da Verdade, mas não só).

4. A partir da análise dos Relatórios e Contas, e se possível em interacção com as Vigararias, o Departamento vai visitar Instituições que considere oportuno estimular e apoiar.

5. Alargar a activação dos novos meios de comunicação nas nossas Instituições (correio electrónico, sites, etc.).

6. No último trimestre de 2006, fazer três reuniões de formação e partilha para Corpos Sociais, Dirigentes e Técnicos, em Lisboa/cidade, Lisboa/termo e Oeste; temas propostos - como interpelar a juventude para a acção social, como aproveitar a colaboração da 3.ª idade, e estimular a actividade das Conferências de S. Vicente de Paulo.

7. No 1.º trimestre de 2007 efectuar, com a Universidade Católica, um Seminário de formação contínua para os Técnicos de Serviço Social, basicamente sobre como incentivar a cultura do empreendedorismo e sobre as parcerias no domínio do social.

8. Apoiar os desempregados, por afixação de ofertas e de pedidos de emprego, nos placards dos Centros Sociais (e das Igrejas?); ir, mesmo, em casos especiais, para UNIVASs e para esclarecimentos acerca do microcrédito.

Departamento da Pastoral da Saúde

Objectivo fundamental:
Fazer da evangelização, a expressão e o anúncio da Caridade
Toda a acção da Pastoral da saúde nos Hospitais e nas Paróquias
Assistência humana aos doentes e aos profissionais
Sensibilidade ética, defesa e promoção da pessoa
A espiritualidade forma de caridade.

Objectivos Sectoriais:
1. Dar prioridade ao anúncio da Palavra de Deus e partir dela para a humanização, a ética, a espiritualidade.

2. Proporcionar espaços de oração comunitária
Tempos de oração, no hospital
Celebração do sacramento dos doentes

3. Integrar os carismas
Acompanhar os missionários da oração: ICNE 8000
Incentivar em todos os hospitais a associação Mateus 25

4. Vivência da Caridade como anúncio do Evangelho
Valorizar a Assistência Hospitalar perante o sofrimento
Formar os voluntários em saúde

5. Revitalizar a estrutura da Pastoral da Saúde
O secretariado Diocesano
O departamento de capelães
O departamento de voluntários


Departamento da Comunicação e da Cultura
Grupo Media

1. Encontro dos Media portugueses (imprensa, rádio e televisão) com o Cardeal Patriarca para informação sobre os acontecimentos mais marcantes que, na hora, desafiam a acção da Igreja de Lisboa. (Setembro de 2006)
2. 1º ciclo de formação eclesiológica de jornalistas (início em Novembro de 2006)
3. Encontro de jornalistas especializados numa área cultural a escolher (Janeiro de 2007)
4. Cobertura jornalística, em termos informativos, dum evento de qualidade, promovido por um outro Departamento da Cúria (escolha do Departamento em Outubro de 2006)
5. Evento celebrativo do 1º Aniversário do ICNE-Lisboa (Novembro de 2006)
6. Celebração dos 75 anos do Voz da Verdade (segundo o programa da efeméride)

Grupo Cultura

1. Colóquio, aberto ao público, sobre legalização da prostituição, a partir da peça de teatro “A mais velha profissão do mundo”, levada recentemente à cena no Teatro D. Maria II, Lisboa.

2. Colóquio, a nível do ensino secundário e universitário, sobre a iliteracia e resposta das estruturas sócio-culturais da Igreja de Lisboa. (Janeiro de 2007)

3. Encontro com artistas das áreas das artes rítmicas: música, bailado. (Fevereiro de 2007)

Departamento de Edições
1. Publicação do Anuário 2006/2007 (Setembro de 2006)
2. Edição actualizada do:
Índice dos Actos Oficiais
Índice de Legislação Civil de interesse para a Igreja (Janeiro de 2007)
3. Edição do Vol. nº 9 das Obras Escolhidas do Cardeal Patriarca (Novembro de 2006)

Departamento de Informática

1. Prosseguimento da informatização das paróquias
2. Apoio à formação de agentes da Pastoral através da Internet
3. Apoio (conteúdo e técnica) à construção e instalação de sites, em paróquias e Movimentos, quando solicitado.

Departamento da Pastoral da Mobilidade

1. Dinamização dos grupos de leigos já existentes nas diversas comunidades a fim de levar a cabo a Nova Evangelização proposta pelo ICNE.
2. Interacção do Departamento da Mobilidade com as inúmeras associações de Imigrantes existentes.

II. Sector dos Serviços Especiais

Departamento dos Bens Culturais da Igreja

1. Dar continuidade ao processo de inventariação dos Bens Culturais nas diversas Igrejas e Capelas da Diocese de Lisboa, tendo em atenção primeira as que ainda não têm inventário feito e fazendo a revisão das fichas de inventário existentes quer no Departamento quer nas Paróquias.

2. Continuar o trabalho do “Museu Digital” incentivando à pesquisa e criando novos elementos atractivos do site “Museu Digital”, dando-lhe uma nova configuração e criando mais espaços de catequese e evangelização.

3. Procurar fazer um levantamento sobre a situação actual dos arquivos paroquiais e encontrar soluções para a sua salvaguarda e manutenção.

4. Realização de três acções de formação anuais nas diversas zonas pastorais do Patriarcado, nomeadamente, Lisboa, Termo e Oeste.

5. Colaborar com o Departamento de Liturgia.
6. Colaborar com o Departamento das Novas Igreja.
7. Dar parecer e ajuda, sempre que solicitado, aos Párocos e outras entidades, sobre restauros ou intervenções a realizar.
8. Em colaboração com a Vigararia-Geral dar pareceres sobre a captação de imagens nas Igrejas ou outros lugares de culto segundo o Decreto do Senhor Cardeal-Patriarca.

Escola de Serviços Eclesiais

Preparar os Animadores Paroquiais da Nova Evangelização, para desencadearem um projecto de evangelização comunitário próprio em articulação com o Pároco e, eventualmente, uma Equipa de Missão paroquial. Propõem-se 3 etapas (Conversão, Oração e Acção) com 9 sessões de formação.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia