Fundação promove colóquio para debater a liberdade religiosa no mundo
2006-06-19 22:15:09

No próximo dia 27 de Junho, pelas 9h00, terá lugar no Fórum Telecom, em Lisboa, o colóquio Liberdade Religiosa no Mundo: Direitos das comunidades e dignidade humana. Esta sessão pública será presidida pela Primeira-dama, Dra. Maria Cavaco Silva, em representação do Senhor Presidente da República.

Durante este colóquio, promovido pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, será apresentado pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, um relatório sobre a situação da liberdade religiosa em mais de cem países, entre os quais o Irão, a China, Arábia Saudita, Angola e Timor-Leste.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que desde 2003 publica um relatório anual sobre esta matéria, é uma instituição católica que apoia projectos de assistência, principalmente em países onde as comunidades católicas são perseguidas ou discriminadas por motivos religiosos, ou onde as Igrejas locais se debatem com falta de recursos.

Após a apresentação do relatório terá lugar às 11h00 uma conferência sobre o diálogo inter-religioso no contexto da globalização, que será realizada por Monsenhor Willem de Smet, Bispo (Corbishop) do Patriarcado Sírio-Católico de Antioquia e Presidente Internacional Honorário da Ajuda à Igreja que Sofre (cargo vitalício). Seguir-se-ão duas outras comunicações, numa perspectiva testemunhal, sobre a perseguição às minorias religiosas no Médio Oriente e no Paquistão: Marie-Ange Siebrecht, chefe do Departamento de Projectos do Médio Oriente da Ajuda à Igreja que Sofre irá falar sobre as Comunidades Cristãs no Médio Oriente e Mons. Joseph Coutts, Bispo de Faisalabad (Paquistão) dará o seu testemunho pessoal sobre os Desafios de Viver num País Islâmico.

Após as conferências haverá lugar a perguntas e debate sobre os temas apresentados. A sessão de encerramento do colóquio está prevista para as 16h30.
Conferencistas:

Mons. Willem de Smet, osb, prior beneditino com estatuto de abade monástico em várias comunidades católicas em países como o Líbano ou o Haiti nos anos sessenta e nas duas décadas seguintes participou em várias missões para o Serviço Católico de Assistência da Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América, na Tailândia, em Macau, nas Filipinas e na Jordânia.

A partir de 1989 assumiu a direcção do Departamento Ásia-África da Ajuda à Igreja que Sofre, e entre 1993 e 1999 foi presidente internacional desta organização católica, mantendo-se actualmente o título de presidente internacional honorário. Em 1995 recebeu o título honorário de Bispo do Patriarcado Sírio-Católico de Antioquia. É ainda membro do Comité Internacional da Fundação Caminho para a Paz, integrada na missão da Santa Sé junto das Nações Unidas.

Marie-Ange Siebrecht é actualmente chefe do Departamento do Médio Oriente da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e visitou recentemente o Paquistão, a Índia e Israel, países sobre os quais escreveu relatórios informativos sobre as perseguições e as necessidades das Igrejas e das comunidades cristãs locais.

Representa também a AIS nos encontros do ROACO (Riunione Opere Aiuto Chiesa Orientali) no Vaticano. Este organismo reúne várias organizações que apoiam as Igrejas de rito oriental, concedendo bolsas de estudo, financiando a construção de locais de culto, projectos de educação e de assistência social e sanitária.

Mons. Joseph Coutts foi nomeado Bispo da Diocese paquistanesa de Faisalabad em 1998. Actualmente desempenha também o cargo de presidente nacional da Caritas do Paquistão. Em Outubro de 2005 participou na coordenação das operações de socorro às vítimas do terramoto no Paquistão que vitimou cerca de 70 mil pessoas e que destruiu numerosos edifícios na região de Caxemira.

Nos últimos anos o bispo paquistanês acompanhou, casos de agressões e mesmo de homicídios cometidos por motivos religiosos na sua diocese, na região de Faisalabad, contra jovens cristãos. A Diocese de Faisalabad interveio junto das autoridades paquistanesas para que os criminosos fossem detidos e presentes a tribunal, providenciando igualmente apoio jurídico às vítimas e suas famílias.

Consulte o programa do colóquio.

Para mais informações sobre o colóquio ou sobre a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre contacte-nos:

Página de Internet: www.fundacao-ais.pt
E-Mail: info@fundacao-ais.pt