paroquias.org
 

Notícias






Santo Padre enviou mensagem aos peregrinos de Fátima
2006-06-13 14:54:41

No final da Eucaristia Internacional da Peregrinação Aniversária de Junho, que terminou ao final da manhã de hoje, dia 13 de Junho, o presidente da Peregrinação, D. Josef Clemens, secretário do Conselho Pontifício para os Leigos, endereçou aos peregrinos uma mensagem de saudação do Papa Bento XVI.

“(…) O Santo Padre disse-me: «Quando for a Fátima saúde em meu nome todos os peregrinos de todos os países. Peça-lhe uma oração pelo Papa, para que (o Papa) possa realizar a sua missão de dirigir a Igreja. Peça-lhe que estejam com o Papa»”, afirmou D. Josef Clemens.
No momento da despedida e bênção final, D. Josef Clemens pediu aos peregrinos que “no regresso aos seus países, aos seus trabalhos, a suas casas, se mantenham unidos na oração e na fé que nos congrega em Cristo Ressuscitado”.
Na homilia, o prelado sublinhou que a mensagem de Fátima “nos introduz na plenitude do tempo” e “resume a mensagem original de Jesus, como apelo à conversão, a começar de novo”.
“Em Fátima reúnem-se três coisas: a recordação de Maria, a recordação da Encarnação, como plenitude da história, e a recordação do apelo à conversão como realização e cumprimento pessoal do tempo que nos é dado”, afirmou acrescentando que “o ano de 1917, historicamente, podia ser visto como de crise, como ponto mais baixo do tempo e contudo ele converteu-se em tempo favorável, num ponto culminante do tempo até aos nossos dias”.
Para o Secretário do Conselho Pontifício para os Leigos “contemplar Maria neste lugar da graça, rezar-Lhe o Rosário e suplicar a Sua intercessão materna não significa fugir à realidade, mas abrir-se a uma nova e admirável dimensão da realidade que unifica o nosso tempo, no seu encadeamento, e nos submete, no nosso viver quotidiano, ao supremo domínio de Deus e às exigências dos seus mandamentos”.
D. Clemens nasceu em Siegem, na Alemanha, em 1947. Foi ordenado sacerdote em 1975. Até 2003, durante dezanove anos, foi o secretário pessoal do Cardeal Joseph Ratzinger e foi nesta condição que acompanhou o actual Papa Bento XVI na sua peregrinação a Fátima a 13 de Outubro de 1996.
Inscreveram-se no Serviço de Peregrinos para participar nesta peregrinação 42 grupos de vários países do mundo. No total participaram na Eucaristia principal da peregrinação oito mil pessoas.

Boletim informativo do
Santuário de Fátima


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia