paroquias.org
 

Notícias






Papa pede reflexão sobre o papel da família
2006-06-13 14:50:50

Bento XVI convidou este Domingo os fiéis a reflectirem sobre o papel da família, a partir do "inefável" mistério da Trindade, já que a família "é convidada a ser uma comunidade de amor e vida, na qual a diversidade deve convergir para formar uma história de comunhão".

Na "imensa sinfonia do Cosmos", onde tudo fala do amor de Deus, também a família (núcleo fundamental da sociedade e futuro da humanidade) está estritamente vinculada ao desenho divino, disse o Papa, durante a recitação do Angelus.

“Para quem tem fé, todo o universo fala de Deus Uno e Trino”, observou Bento XVI.

Desde os imensos espaços estelares à mais pequena parcela microscópica, “todos os seres se encontram ordenados segundo um dinamismo harmonioso que podemos analogicamente chamar ‘amor’.”

E contudo, sublinhou o Papa, só na pessoa humana, livre e racional, este dinamismo se torna espiritual, amor responsável, resposta a Deus e ao próximo, num sincero dom de si. E é neste amor que o ser humana encontra a sua verdade e a sua felicidade”.

“Entre as analogias do inefável mistério de Deus Uno e Trino que os crentes são capazes de entrever”, Bento XVI citou a família, “chamada - disse - a ser uma comunidade de amor e de vida, na qual as diversidades devem concorrer para formar uma ‘parábola de comunhão’.

E o Papa concluiu referindo Maria como “obra-prima da Santíssima Trindade”. “De entre todas as criaturas, a Virgem Maria é obra-prima da Santíssima Trindade: foi no seu coração humilde e cheio de fé que Deus preparou para si um digna morada, para levar a cumprimento o mistério da salvação. O Amor divino encontrou nele perfeita correspondência, e no seio se fez homem o Filho Unigénito (de Deus). Dirijamo-nos a Maria para que, com a sua ajuda, possamos progredir no amor e fazer da nossa vida um canto de louvor ao Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo”, apontou.

Depois da recitação das Ave-Marias, o Papa lembrou que quinta-feira próxima terá lugar, em Roma, como tradicionalmente, a procissão do Corpo de Deus, a que ele próprio presidirá, no final da Missa que celebrará, às 19 horas, diante da Basílica de São João de Latrão. Bento XVI convidou os fiéis de Roma e os peregrinos a participarem numerosos nesta iniciativa que exprime – disse – a fé e o amor da Comunidade cristã pelo seu Senhor presente na Eucaristia.

Redacção/Rádio Vaticano

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia