Crianças sem Infância
2006-06-11 23:29:14

No âmbito da nossa missão de auxílio aos cristãos perseguidos e carenciados, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre tem vindo a apoiar projectos de auxílio em prol dos mais jovens, em especial nos países "onde Deus chora", nas nações flageladas pela fome, pela guerra e pela pobreza material e espiritual.

Bíblia das Crianças:
o maior projecto internacional da AIS

Em 1979, durante o Ano Internacional da Criança, a Ajuda à Igreja que Sofre, com o incentivo dos bispos da América Latina, decidiu publicar uma Bíblia dirigida aos mais jovens, que dedicou às crianças do Terceiro Mundo. No mesmo ano foram impressos 1,2 milhões de exemplares.

A Bíblia das Crianças rapidamente se internacionalizou, tornando-se num dos maiores projectos internacionais da Ajuda à Igreja que Sofre. A versão em Português conta já com 9,5 milhões de exemplares distribuídos no Brasil, Angola, Moçambique e Timor-Leste, havendo já uma tradução em tétum (a língua mais falada em Timor).

Este ano queremos também enviar para Moçambique 40.000 exemplares da Bíblia das Crianças,impressos em macua e chichewa, as línguas locais.

Sudão: O Orfanato de Mayen Abun

A aldeia de Mayen Abun situa-se numa região onde a população é maioritariamente cristã ou animista. Esta região (no centro do país) foi continuamente flagelada pelos ataques das milícias árabes "Bagarra" até ao cessar-fogo assinado em Maio de 2004 entre o Governo e os grupos rebeldes.

Nas investidas das milícias muitas crianças e jovens foram raptados para depois serem vendidos como escravos no norte do país. Algumas destas crianças foram mais tarde recuperadas graças ao trabalho de várias organizações humanitárias, mas ao regressarem aos seus locais de origem foram votadas ao abandono.

Numa diocese tão vasta como o território de França, o Bispo de El-Obeid, D. Macram Gassis, dirigiu-se à Ajuda à Igreja que Sofre pedindo auxílio para concretizar o sonho de erguer um orfanato em Mayen Abun, para abrigar estas crianças resgatadas à escravatura.

"A nossa Igreja está viva e há tão boa vontade... Mas preciso de professores, missionários e catequistas. Só podem vir se eu puder cuidar deles minimamente", diz o prelado em carta enviada à
Ajuda à Igreja que Sofre.

Acolhemos este apelo de Mons. Gassis e queremos ajudá-lo a construir este orfanato e a dotá-lo de bons educadores, para que estes possam, através da formação, dar uma nova esperança de vida a crianças e jovens que perderam os seus familiares na guerra.

Ver relatório na íntegra em versão PDF em:

Fonte AIS Notícias