Papa lembra importância da comunhão aos movimentos eclesiais e novas comunidades
2006-05-31 22:25:35

Bento XVI fez votos de que os movimentos eclesiais e as novas comunidades possam ser “escolas de comunhão”, numa mensagem endereçada ao II Congresso Mundial destas realidades da Igreja, que decorre desde hoje até 2 de Junho.

“Os movimentos eclesiais e as novas comunidades são um sinal luminoso da beleza de Cristo e da Igreja, sua Esposa. Vós pertenceis à estrutura viva da Igreja”, disse o Papa, que se encontrará com mais de 300 mil dos seus membros, na Vigília de Pentecostes, este sábado.

A mensagem manifestou um agradecimento particularmente significativo pela “disponibilidade” que estas realidades eclesiais manifestam “ao acolher as indicações operativas, não só do Sucessor de Pedro, mas também dos Bispos das diversas Igrejas locais, que são, juntamente com o Papa, custódios da verdade e da caridade na unidade”.
“Confio na vossa rápida obediência”, acrescentou.

Bento XVI lembrou ainda que “para lá da afirmação do direito à própria existência, deve prevalecer sempre, com indiscutível prioridade, a edificação do Corpo de Cristo no meio dos homens”. Por isso, qualquer problema “deve ser enfrentado pelos Movimentos com sentimentos de profunda comunhão, em espírito de adesão aos legítimos Pastores”.

Perante um mundo “perturbado” e “transtornado pelas mensagens contraditórias das ideologias”, a mensagem papal pede que os movimentos e comunidades sejam anunciadoras da “beleza da verdade e do amor”, como escolas de comunhão. Nesse sentido, pede um renovado “fervor missionário”, como antídoto para as tentações “do poder, do sucesso e do prazer”.

Bento XVI apelou à construção de uma “ordem social mais justa”, como forma de enfrentar “o avanço da barbárie”.