Europa deve respeitar crenças dos povos - Cardeal-Patriarca na Conferência de Religiões, em Bruxelas
2006-05-30 23:37:21

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, defendeu hoje em Bruxelas que "a cultura da Europa tem de evoluir" e que só poderá crescer respeitando as crenças de cada povo.

"A Europa está numa encruzilhada, como todos nós sabemos, e a minha perspectiva é que a Europa tem de evoluir, a sua cultura tem de evoluir. A Europa, no Mundo de hoje, não pode ser uma cultura fixista, nem com dogmatismos, sejam eles de que ordem forem", afirmou.

Falando aos jornalistas antes "Conferência de Religiões”, na sede da Comissão Europeia, o Patriarca de Lisboa acrescentou que "nessa busca de uma cultura que significa no fundo o sentido do Homem não se pode descuidar as crenças dos povos da Europa".

D. José Policarpo, uma das personalidades convidadas para participar no que o presidente do executivo comunitário, José Manuel Durão Barroso, classificou como um "brainstorming", considerou que "os encontros entre as pessoas são importantes", e classificou como particularmente interessante a questão de "como se pode construir o respeito mútuo na liberdade".

A iniciativa do presidente da Comissão Euorpeia e do presidente em exercício da União Europeia, o chanceler austríaco Wolfgang Schuessel, foi consagrada ao tema “direitos fundamentais e respeito mútuo”.

Durão Barroso destacou a importância do diálogo entre religiões para “o processo de integração europeia”. A iniciativa desta tarde, defendeu, “demonstra que o diálogo é possível, respeitando as crenças de cada um", acrescentando que "é muito importante nesta altura, na Europa e no Mundo, em vez de se falar dos outros, falar uns com os outros".

Por seu turno, o chanceler austríaco Wolfgang Schuessel, sublinhou a importância de se "discutir os problemas e desafios, de modo a ultrapassá-los" e disse esperar que os diálogos como o de hoje se tornem regulares.

No encontro estiveram altos dignitários de diferentes confissões, tais como D. José Policarpo, o Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viana, e D. Adrianus van Luyn, presidente da COMECE (Igreja Católica);o Dalai Lama; o Bispo de Londres, Richard Chartres (Igreja Anglicana), o presidente da comunidade islâmica na Áustria, Anas Schakfeh; o grande rabi de França, Joseph Sitruk; o Bispo de Achaia, Athanasios (Igrejas Ortodoxas); e o bispo Wolfgang Huber (Igreas Evangélicas/Luteranas).